terça-feira, 14 de maio de 2013

Neymar Jr nº 1 - Panini



Pense no pior gibi que você leu. Um que você achou fraco e que não gostou de nada. Pensou? O gibi do Neymar consegue ser pior do esse que você imaginou. E é exatamente assim que é o gibi "Neymar Jr." que chegou nas bancas.

Neymar Jr. é o terceiro personagem da MSP ligado ao universo do futebol, se juntando a Pelezinho e Ronaldinho Gaúcho. O seu gibi tem periodicidade mensal e 68 páginas assim como os outros da MSP, com a diferença que é mais caro que os outros gibis mensais da MSP nesse formato, custando R$ 3,90. Eu comprei pelo valor histórico de ser a nº 1, embora já era previsível de eu não gostar, só que eu pensava que não seria tão ridículo assim.

Não tem nada a ver com o padrão da MSP. Histórias não têm conteúdo, com piadas bobas, sem graça e sem nexo. As histórias do Neymar se passam em um condomínio. Isso é a única coisa meio interessante do gibi, já que pelo menos diferencia do universo dos outros personagens que moram em um bairro simples e em casas. Se souberem fazer, podem explorar o tema de crianças morando em prédio. Esse condomínio fica em Santos e é perto da praia. Neymar Jr. mora com o pai, mãe e irmã e um coelho. O pai que se chama Neymar tem comportamento mental igual (ou pior) ao filho e um quer aparecer mais que o outro, a irmã Rafaela é uma patricinha que deseja ser repórter, a mãe Nadine até que é normal e o coelho simplesmente se chama "Coelho" mesmo. 

A maioria das histórias são ambientadas com a família, só foram apresentados 2 amigos nessa edição, o Jô e o Caniço. Inclusive, cheguei a pensar que o personagem Jô nem tinha nome, já que só foi falado o nome dele uma única vez já perto do final da história. Tem piada infame de quando chamam "Neymar", pai e filho atendem ao mesmo tempo de uma forma muito boba. Os finais das histórias todas sem sentido, ficando a dúvida se realmente acabou mesmo. 

Essa edição de estreia tem 8 histórias, contando com a tirinha final. Inclusive essa tirinha é horrorosa, nunca vi uma tirinha tão ruim na MSP e sem nexo como aquela e ainda com referência a uma música insuportável "Eu quero Tchu eu quero tchá" que até hoje nem sei o nome de quem canta aquilo, só sei que o Neymar verdadeiro se amarra nela. Aí junta com os péssimos traços digitalizados em todas as histórias e letras também de PC em algumas, aí piora mais ainda. 

Propaganda da revista
Por incrível que pareça o gibi do Ronaldinho Gaúcho até consegue ser um pouco melhor. Também não é nada de mais. Basicamente nas revistas dele também são histórias com a mãe Miguelina, o irmão Assis e a irmã Deisi e tem um só amigo, o Diego, além dos cachorros Bala e Bola. Não tem pai, já que ele faleceu na vida real, embora não é explicado nas histórias dos primeiros gibis se os pais são separados ou ele faleceu. Também não tem um vilão fixo querendo tomar o lugar dele, como o Jão Balão das histórias do Pelezinho, mas pelo menos ele tem algumas aventuras de fantasia, com aventuras em vários mundos diferentes, como na arábia, na Idade Média, no Mundo Mágico (algo que acho que falta um pouco nas histórias atuais da Turma da Mônica). Já os gibis do Pelezinho, sem dúvida, são muito superior aos dois juntos. 

Em relação a Neymar, ainda há possibilidade da MSP contratar a irmã dele na vida real para contar histórias reais que o Neymar passou na infância. Se acontecer, aí que vai piorar de vez. Até hoje o pior gibi que eu tinha lido na minha vida era "Leandro & Leonardo". Agora "Neymar Jr" consegue ser pior. Parece que eu li que o contrato é por 10 anos, então seria esse o tempo que deve durar a revista, ou pelo menos a imagem do jogador vinculada à MSP. Parece também que na assinatura dos gibis da Turma da Mônica virá os gibis dele no lugar do Ronaldinho Gaúcho (e Pelezinho nos últimos meses). Por isso que nunca gostei de fazer assinatura e nem tenho vontade de fazer.

"Neymar Jr." é um típico gibi que foi feito pra atingir exclusivamente o público-alvo que são as crianças. E mesmo assim para as que estão aprendendo a ler. Talvez faça sucesso com a garotada, principalmente com as meninas que gostam dele. Quem sabe ao passar ao longo das edições, consiga melhorar um pouco, pelo menos ficando igual ao do "Ronaldinho Gaúcho", mas duvido muito. Como não vou acompanhar pra mim tanto faz. Que faça sucesso pra quem gosta.

42 comentários:

  1. "Por incrível que pareça o gibi do Ronaldinho Gaúcho até consegue ser um pouco melhor.."


    Só faltou a voz do Sílvio Santos surgir de repente: "ISTO É INCRÍVEL!"

    Nem perdi meu tempo em comprar essa revista. Não sou do time de comprar só por ser a número 1. Aliás, as números 1 costumam ser as menos melhores, digamos assim, no meu conceito.

    Obrigado por compartilhar assim mesmo. Desculpe alguma coisa....

    ABraços.

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano, realmente gibis nº 1 costumam ser apresentação e nem sempre são melhores. Mas pra colecionadores nao pode deixar de ter algo tão raro. Agora colecionar esse gibi já é outra coisa.
      Abraços

      Excluir
  2. Eu não ia ler esta postagem. Achei o gibi nojento. Não consegui ler até o final. Aquilo não iria render. Não tenho tempo a perder. Mas li toda esta postagem. E sabe que eu recordei um gibi de Leandro & Leonardo e senti saudades? Era melhor do que isso. Ou, então, as aventuras de Xuxa, Dengue e Praga... Ou do Faustão e do Faustinho!!! E do GUGU!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleiton, se eu compro eu leio todo, por mais ruim q seja. Com certeza todos esses q vc falou são bem melhores q esse do Neymar. Até Leandro & Leonardo q não curtia muito tbm consegue ser melhor.
      Abraços

      Excluir
  3. "Pense no pior gibi que você leu."

    ^Kkkkkkkkkkkkk...só rindo mesmo...atualmente as HQ atual da MSP estão vaziassssss e ainda essa ai...acho por hora foi a pior do ANO! xD

    Acho melhor nos contentamos com as HQs mais antigas que ganhamos mais! :p

    Pouca se salva das novas...exemplo a HQ de abertura da Mônica 77 desse mês(nunca vi uma ideia tão absurda da luva e que o cascão tem pés com dedos tipo Cebolinha..mas também bem divertida..sem contar como os traços grosso e bem desenhado..como era nas HQs antigas da turma)!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xandro, só as hqs antigas q salvam Turma da Mônica, essas novas eu não gosto. Acho ridícula essa ideia do Cascão usar meia calça nos pés.
      Abraços

      Excluir
    2. Foi ridicula mesmo...mais até ousada...como o Mauricio se deixou aprovar essa HQs...mais pra mim a melhor do mes,rir muito com essa HQs! :p

      Excluir
    3. E o pior é que essa ideia não é nova. Já utilizaram em outras há poucos anos atrás. Em um primeiro momento a explicação dos pés serem daquele jeito me agradou, mas logo percebi que é algo extremamente desnecessário. Prefiro a explicação dada em uma tirinha em que repórteres perguntam ao Maurício: "Qual foi a sua inspiração para a criação dos pés da Mônica?" e ele foge. Chegando em cada ele tira os sapatos e aparece os pés dele igualzinhos aos da Mônica, Cascão e companhia. rs

      Excluir
    4. Legal Danil... não conheço essa tirinha. Mas com certeza é melhor q isso de usar meia calça. Concordo com o xandro q não sei como o Mauricio aprova essa ideia.

      Abraços

      Excluir
  4. OI Marcos, Neymar Jr é um gibi fraco mesmo. Vai ser difícil emplacar este gibi mesmo para o público alvo, que está mais ligado em leitura online do que em papel.

    Vão perceber que é um erro... vai sumir das bancas... voltar... tentar de novo... e definitivamente sumir (é a minha previsão,rs).

    Também concordo que aos colecionadores é interessante ter este nº1, até como "prova" que um dia, um gibi conseguiu ser publicado apenas por exposição megamídia.

    Gostei da sua postagem. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Valeu Paulo... tomara q sua previsão se concretize rsrsrs. Que fique só a imagem do Neymar Jr. em brinquedos e produtos infantis.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Muito bom post, Marcos.

    Eu também achei a tirinha final um horror. A mais constrangedora que li na minha vida. Juro que se encontrar com o Flávio, vou perguntar se foi ele quem fez.

    Ah, e não comprei e nem vou comprar a revista. Nem por ser nº 1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, acho q não deve ser do Flávio. Ele faz coisa muito superior a isso.

      Gibi é todo ruim, não tem nada pra aproveitar. Não perdeu nada.

      Excluir
  7. Ronaldinho Gaúcho tinha aventuras e outras firulas cotidianas que me agradavam por se diferenciar das outras mensais sem muita inovação. Então eu penso: Não me interesso por Neymar mas comprarei a primeira edição pelo valor histórico. Mas antes folheei algumas páginas.

    Eu devia ter comprado antes de folhear. A revista superou as minhas expectativas de quão ruim podia ser! Nem sei se comprarei mais ao menos a primeira.

    E ainda tiram a Ronaldinho Gaúcho de circulação! Grrr...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danil, não tiraram Ronaldinho Gaúcho de circulação, pelo menos ainda. Os dois são ruins, mas ainda prefiro RG. Tenho 5 dele da panini. O ponto alto é mesmo as aventuras em vários universos como na Arábia, na Idade Média, no Mundo Mágico, etc. Acho q falta um pouco disso nas histórias atuais da Turma da Mônica e não ficar só na mesmice do bairro do limoeiro.

      Excluir
  8. Tive o "privilégio" de ler a tirinha desse gibi, num outro blog. Era tão ruim que meu computador até travou. O lado bom é que saiu nesse gibi e não num da Turma da Mônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " Era tão ruim que meu computador até travou."

      kkkkk... pra ver como é péssima. Vc teve sorte q só leu essa tirinha e não teve desprazer de ler o gibi todo.

      Abraços

      Excluir
  9. Bom, Neymar #1 é realmente pra um publico, digamos, muito novinho... acredito que todas as revistinhas hoje em dia, da Turma, estão assim... nada comparado a revistinhas que tinham piadas "adultas", tipo uma do Cebolinha que se disfarçou de estátua de anjo e a Mônica soltou uma piadinha do tamanho pekeno dos "documentos" dele.. hehe.
    Mas, pelo neymarketing atual, talvez a revistinha consiga um pequeno sucesso.

    Mas está na minha coleção, os números 1 dos jogadores do Maurício.

    ((E aproveitando a deixa sobre gibi de personalidades, digo que o pior que já li (se bem que era americano), era o do "New Kids On The Block".. era tão ruim, que dei fim ao meu número 1.. hehe.. o melhor, pra mim, Sérgio Mallandro.))

    e agora fikei na dúvida se eu "kero suco ou kero chá".. hehe
    Tioli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "tipo uma do Cebolinha que se disfarçou de estátua de anjo e a Mônica soltou uma piadinha do tamanho pekeno dos "documentos" dele.. hehe"

      Hahahhahahahaha..... você sabe qual o número dessa edição? =P

      Excluir
    2. Sim, é da hq "A travessia", de Cebolinha nº 93, de 1994. Muito engraçada essa.

      Excluir
  10. Tioli, as revistas da MSP estão voltados só pras crianças mesmo. Antes eram mais pra todas as idades, de certa forma, como vc falou.

    Esse gibi do Neymar tbm comprei por ser a "nº 1". Sobre New Kids On The Block eu nunca comprei na época, sei q durou poucos números, isso era mais pra meninas adolescentes. Eu vi um exemplar em um sebo uma vez, pelo q folheei tem cara de ser bem ruim mesmo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Nossa, eu cheguei a ler a primeira edição na banca mesmo, na maior cara de pau...achei tão besta que fui direto pra tirinha da última folha, e meudeos que P-O-R-C-A-R-I-A...a música já era ruim, e nesta paródia, ela ficou tão linda, que dá vontade de chorar de tão linda que é....não, pera..só que não..
    E este Neymar com esse visual? Consegue ficar um pouco mais bonito do que o original (LOL) tirando esses olhos meios cerrados que fiquei me perguntando toda a hora se ele não "cheirava gatinhos" pra ficar com esse olhar estranho nos gibis...graças que a Panini publica mangás... xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse gibi do Neymar é ruim sim, nada q se aproveite. Tirinha então é deprimente. A música é um porre e a tirinha tbm.

      Excluir
  12. foi o melhor gibi que eu li foi o do neimar

    ResponderExcluir
  13. Preciso do desneuralizador do Will Smith.....

    ResponderExcluir
  14. Porra Maurício!Gibi do Neymar?Seria melhor ter lido o gibi do Pelezinho mesmo!

    ResponderExcluir
  15. A msp tem tantos personagens legais e carismáticos que merecem um gibi próprio, como o franjinha, o xaveco, o titi, o do contra, o dudu, o rolo, o zé lelé, o jeremias, o mingau, etc. eles é que deveriam ganhar um novo gibi, não sei porque a msp ainda não fez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer um desses seria melhor q Neymar. Como tem muitos personagens, difícil criar gibis regulares para outros personagens. mas podia ter títulos especiais. O Turma da Mônica Extra era uma opção.

      Excluir
  16. Gente, que revista podre, a poucoa dias eu tava na saraiva q tem aq perto, e pra passar o tempo, peguei um gibi do neymar, a hq era uma de salva vidas, mano q negocio ruim!

    ResponderExcluir
  17. Concordo contigo, Marcos! Esse gibi é um lixo total! Definitivamente, é o pior de todos os gibis da MSP, não é?

    Que bom que ele foi cancelado e que eu não tenho nenhuma edição dele.

    Agora, vê se concorda comigo: É muito melhor ler Ronaldinho Gaúcho e Pelezinho do que esse Neymar, né?

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse do neymar foi horríel. Ainda bem q cancelaram. Pelezinho era melhor pelas por causa das cenas incorretas, Ronaldinho era mais ou menos, mais aceitável q Neymar. Abraços

      Excluir
  18. tadinha da arvore que cresceu pra virar isso

    ResponderExcluir
  19. Neymar comentou na tv japonesa. não tive tempo para ler. resposta que deu para o japones que comentou sobre o gibi dele.

    ResponderExcluir
  20. Uma vez na banca encontrei a revista em quadrinhos do tiririca , a revistinha do NEYMAR É NOTA MIL perto do gibizinho do TIRIRICA .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk... nunca vi esse gibizinho do Tiririca, ainda bem kkk

      Excluir