domingo, 15 de setembro de 2013

Personagens Esquecidos 2: Os Souza



Os Souza foi um núcleo de personagens criados em 1968 e que foram esquecidos pela MSP. Tratava-se de uma família convencional e suas histórias se tratavam da realidade familiar da época, todas as suas rotinas, problemas financeiros e conflitos. 

A família era composta pelo chefe da família, o Souza, que trabalhava em um escritório, e passava por vários problemas; a esposa dele com seus conflitos domésticos; e o Mano, irmão do Souza, um cara folgado que vivia às custas do irmão. Além de trazer problemas a ele e dar em cima da cunhada, não queria nada com trabalho, era mulherengo e não queria se casar de jeito nenhum.

Faziam piadas com inflação, alta da gasolina, aluguel, violência, etc. Enfim, tudo que tirava o sono dos brasileiros na época (e que tiram até hoje) era motivo de piada. E sempre tratado com muito bom humor e com várias cenas incorretas.Muitas situações nas primeiras tiras foram vividas pelo Maurício na vida real. Nunca foram revelados os nomes verdadeiros deles (pelo menos no material que eu tenho), principalmente o da esposa, sendo só chamados de "Souza" e o Mano era chamado assim quando o seu irmão falava com ele.   

Inicialmente, apareciam exclusivamente em tiras de vários jornais do país, como "Folha de São Paulo" e "Folha da Tarde'. Anos mais tarde, passaram ter histórias nos gibis convencionais, publicadas nos anos 80 nas revistas da Mônica e do Cebolinha. Normalmente, de 1 ou 2 páginas, mas também tinham histórias mais desenvolvidas. Abaixo, uma história deles, publicada em Mônica nº 163 (Ed. Abril, 1983):

HQ publicada em Mônica nº163 (Ed. Abril, 1983)

A última história inédita deles foi publicada em Cebolinha nº 16 (Ed. Globo, 1988). Na trama, Mano finalmente decide que vai se casar. Todos ficam surpresos com a notícia e nem acreditam, já que ele sempre fugia de casamento. Ou seja, foi considerado "o casamento do ano". 

Última HQ: publicada em Cebolinha nº 16 (Ed. Globo, 1988)

Quando todos estão na igreja, bem na hora do casório e o padre fala se alguém tem algo a declarar, Mano fala que é "Primeiro de Abril". Depois dessa, nunca mais tiveram histórias inéditas nos gibis.

Última HQ: publicada em Cebolinha nº 16 (Ed. Globo, 1988)

Porém, Os Souza ainda tiveram tiras de jornais sendo publicadas até em 1989, e suas histórias continuaram a ser republicadas nos almanaques de 1989, como no "Almanaque do Cebolinha nº 5" e "Almanaque da Mônica nº 11", entre outros. A última republicação foi no final de 1989 no "Almanacão de Férias" nº 6. Nessa história , Souza entra de férias e todo animado dá a notícia para sua esposa e ele acaba passando as férias ajudando nas tarefas domésticas. Segue abaixo essa última história republicada:

Última HQ republicada -  Almanacão de Férias nº 6 (Ed. Globo, 1989)

Depois dessa republicação, já sem tiras novas e muito menos histórias nos gibis ficaram de vez no limbo do esquecimento e a partir daí ninguém mais ouviu falar deles. Porém, recentemente, o Mano apareceu em uma participação especial na história "A história hoje, é sua!", publicada em "Mônica nº 57" (Ed. Panini, 2011), que foi uma homenagem ao irmão roteirista do Maurício, o Marcio Araujo, que tinha falecido há pouco tempo, até então. Na trama, tem presença de vários personagens que o Marcio criou, e o Mano é um deles.

Trecho da HQ "A história hoje, é sua!" - Mônica nº 57 (Ed. Panini, 2011)

Antes disso, em 2010, a editora L&PM lançou o pocket "Os Sousa - Desventuras em família", reunindo as principais tiras dos jornais entre 1968 e 1989. Um presente para os fãs, que aguardam algum material de "Os Souza" há anos.

Capa do pocket da L&PM, de 2010

Esse pocket foi composto de 240 tirinhas, sendo 2 em cada página. Todas sensacionais, uma melhor que a outra, com várias situações incorretas, principalmente por parte do Mano. Curiosamente, esse pocket seria lançado pela Panini em 2009, só que de última hora foi cancelado e esse título (assim como outros 4 títulos) foram lançados pela L&PM. Mais detalhes aqui.

Uma página do pocket da L&PM "Os Sousa"

Só que erraram nesse livro a grafia "Souza". No pocket, escreveram o nome com "S" na capa, quando na verdade, se escreve oficialmente com "Z". A intenção, quando criados, era para diferenciar do "Sousa" do Maurício. Com isso, nesse pocket alteraram também todas as tiras que apareciam "Souza" no original, para "Sousa". É difícil algum material de republicação atual da MSP que não tenha alguma alteração.

Uma tirinha, com grafia "Sousa"

Não sei o motivo que a MSP deixou de lado de continuar a produzir tiras de "Os Souza". Talvez, por causa do excesso de trabalho do estúdio e cada vez mais deixaram de produzir tiras deles até acabar de vez. Ou então resolveram excluir personagens com temáticas mais adultas. Até porque nos gibis é óbvio que acabou pelas histórias serem adultas e incorretas demais para gibi infantil. 

Termino a postagem, com algumas capas dos gibis que tem as histórias que ilustram essa postagem.


Capa de Mônica nº 163 (Ed. Abril, 1983)
Capa de Cebolinha nº 16 (Ed. Globo, 1988)




Capa de Almanacão de Férias nº 6 (Ed. Globo, 1989)

41 comentários:

  1. Tudo bem?

    Não conheço nenhuma dessas revistas.
    Lembro desses personagens, mas não posso dizer onde... o fato de terem sido deixados de lado, penso eu, que foi por circunstâncias naturais. ao mesmo tempo em que "Os Souza" vinham perdendo espaço, fica uma impressão de que Rolo e Tina estava sendo "mexidos" e conquistando os leitores. As sessões de cartas antigamente vinham com esses tipos de "feedbacks" onde os leitores diziam o que gostavam de ler.

    Hoje em dia folheei as revistas deste mês porque fiquei curioso para saber se valeria a pena comprar. Vixe... prefiro nem comentar....... a mim, não agradaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá tudo bem Fabiano. Uma pena q não conhece essas revistas da postagem, são todas maravilhosas.

      Os Souza apareciam mais nas revistas da Editora Abril, talvez vc deve ter visto alguma hq sim, daí vc se lembrar deles, mas não saber onde.

      Até q vc fez uma observação. Os sucessos dos personagens vinham com as cartas, talvez muitas crianças não gostavam pq não entendiam as piadas e resolveram cancelar.

      Agora não acho as hqs deles parecidas com a Tina, já q eles eram adolescentes, cursando primeiros anos de faculdade. Isso encaixa mais no Rubão e Mariazinha q foram cancelados e tinham a idade da turma da Tina.

      Já as revistas desse mês, dessa vez só comprei Mônica pelo valor comemorativo e olhe lá. Abraços




      Excluir
    2. Você tem razão, os Souza não são parecidos à Tina e o Rolo. Só que eu quis dizer que a Tina e o Rolo foram mexidos (saíram daquela fase de traços retos) e começaram a agradar mais do que os Souza.
      Acho natural que alguns personagens sumam com o tempo. Ainda mais a MSP, que vem criando personagens pra tudo quanto é fim.

      Abraços. Boa semana, Marcos.

      Fabiano Caldeira.


      Excluir
    3. Não comprei nenhuma revista mensal. A da Mônica mesmo, folheei, folheei e não vi nada nela que me atraiu. Cem páginas que não me agradaram. Mas o gosto é algo muito individual, sei que você gosta da MÔnica, então deve ter visto algo interessante na revista.

      Boa diversão, Marcos!

      Excluir
    4. Verdade Fabiano, criam tantos personagens e acabam não dando conta de tantos e somem.

      Sobre a Mônica, gosto dela, mas não é minha personagem favorita. Dos 5 principais ela fica por último. Gosto na ordem: Magali, Chico Bento, Cebolinha, Cascão e Mônica.

      Nesse ano comprei mais edições da Mônica (3 edições), pq eles só estão fazendo edições comemorativas com ela.

      Boa semana. Abraços

      Excluir
    5. Olá Marcos, sério que sua personagem favorita é a Magali!? KKK.. tem gosto pra tudo mesmo hein! É só brincadeira, por favor não se ofenda! Por favor fale mais sobre o que lhe atrai nela, pois sempre a vi como um personagem escada bem fraco. Sei que a revistinha dela vende muito bem, sendo a mais vendida em alguns meses, e conheço algumas pessoas que compartilham da sua opinião, mas nunca entendi o que leva uma pessoa a considera-la como seu personagem favorito da turma.

      Quanto à Mônica, gosto do novo direcionamento que vem sendo dado à personagem. Sua principal característica sempre foi a ingenuidade, justamente o que fazia com que ela, a princípio acreditasse nas tosqueiras elaboradas pelo Cebolinha até que o Castão desse bandeira. Atualmente eles vêm sobrecarregando esta característica dela, em situações que fazem com que ela fique tão tosca que beire o retardo mental. Muitos acham exagerado, mas eu gosto, acho que deu mais personalidade a ela.

      Excelente postagem sobre Os Souza (ou Sousa, sei lá...) o melhor material que já li sobre eles, pois pra variar, apesar do Pocket, como eu já disse antes, a MSP infelizmente não costuma valorizar sua história (a menos que dê muito dinheiro) relegando bons personagens ao esquecimento. De qualquer forma, não haveria como pasteurizar este núcleo a ponto de adaptá-lo às frescuras do politicamente correto cobrado atualmente.

      Excluir
    6. Rafael, acho q deve muito eu gostar da Magali pq comecei a colecionar os gibis praticamente quando foi lançada a revista dela. Mas tbm gosto as piadas alimentícias, os absurdos dela comer tudo de uma vez de forma assustadora e sem engordar.

      Ela se tornar egoísta, capaz de fazer tudo pra comer é muito engraçado. Sempre gostei das hqs da Magali, agora na panini q andam fracas, não tem metade dos absurdos q tinha antes.

      Já Mônica concordo q ela tá mais ingênua q antigamente, além de q não ta mais braba como era, não bate tanto nos meninos, aí perde a graça.

      Esse pocket dos Souza é ótimo sim, uma pena o Maurício não valorizar o clássico. Mas se for para mudar as características, q fiquem no esquecimento mesmo.

      Excluir
  2. Eu comprei esse pocket, achei as tiras muito hilárias XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Natália, as tiras desse pocket são sensacionais. valeu muito apena ter comprado. Tomara q façam um novo volume com eles.

      Excluir
  3. Eu posso dizer que nunca li uma HQ destes personagens..só conheço assim de 'vista'...bem,que pena que deixaram de sair! :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena Xandro, são muito legais. Quem sabe vc consiga esse pocket da L&PM por aí.

      Excluir
  4. Boa esta postagem. Muita gente esquece que essa "Turma" existiu.

    Sobre: "Faziam piadas com inflação, alta da gasolina, aluguel, violência, etc.", ai ai, parece que foi hoje. Tô pagando R$ 2,83 na aditivada, a casa de meu vizinho foi assaltada e tudo aumenta, menos o meu salário que passou quase seis anos congelado por culpa do PT!

    Gostei da história publicada em Mônica nº 163 - real, inteligente, abordando com humor o cotidiano.

    Uma pena que esse núcleo tenha sumido, pois serviria bem para dar uma "oxigenada" em alguns títulos mensais. Mas, claro, em razão do "correto", não teriam a mesma graça de hj, e abordariam apenas bobagens nos roteiros, esquecendo a marca do dia-a-dia.

    Se o MSP fosse esperto, nos presentava com uma edição especial reunindo as histórias em quadrinhos. Por que não uma edição "extra" com "Os Sousa"? Mas é sonhar alto demais!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleiton, realmente as hqs tinham um humor inteligente. Isso era bom.

      Vc disse bem, se voltassem a publicar hqs novas, seria tudo àgua com açúcar, tudo simples. Não seria a mesma coisa.

      O ideal seria republicações, como uma "Extra" q vc disse, desde q não alterassem nada dos textos e desenhos. Tbm acho sonhar demais. Quem sabe façam um novo volume do pocket da L&PM, acho q é o máximo q conseguiríamos.

      Abraços

      Excluir
  5. Ah que tu achou bastante material sobre os Souza... eu vi no gibi do Cebolinha nº 4 da Ed. Globo uma historinha e fiquei cheia de perguntas acerca do personagem... agora estão esclarecidas devida a esta postagem... parabéns, bem completa!
    Barbaridade, tchê... eu tinha esse Almanacão de Férias, mas nem imagino onde foi parar. Devo ter perdido na mudança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu tenho material deles, só a hq da Mônica q peguei na internet. Eram uns personagens legais. Q bom q gostou d a postagem e tirou todas as dúvidas deles.

      Esse Almanacão é muito bom, q chato q vc perdeu. A gente nunca se lembra direito como perde os gibis. Normal.

      Excluir
  6. Mais uma vez, ótima postagem, Marcos! Conta pra gente onde vc arruma gibis digitalizados? tb quero! E preciso do pocket nos Souza! Adorei quando o marido saiu do trabalho e a esposa colocou ele pra trabalhar em casa! Ele tem uma cara de quem não ajuda nem a lavar a louça kkkkkkkk bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk... pior q tem cara mesmo rsrs. Muito engraçada essa historinha.

      Natália eu baixava nos blogs Jmbhq, Gibiteca e A Gibiteca. Só q o maurício fez uma caça aos blogs q disponibilizavam scans das suas revistas e ultimamente não to baixando mais.

      Então, esses blogs foram fechados. "A Gibiteca" continua, mas foram forçados a tirar os scans da turma da Mônica. Porém, acho q dá pra vc baixar alguma coisa ainda no blog http://www.livrosgratis.rg.com.br/
      Só q não atualizaram mais.

      Já o pocket dos Souza, acho q dá pra encontrar em lojas virtuais tipo Saraiva, Submarino, etc. Tomara q vc consiga. Bjs

      Excluir
  7. Bela postagem. Já li algumas histórias com eles em gibis digitalizados e achei bem legais.

    Pena que fecharam o blog Gibiteca, era o meu preferido para scans. Bem que o Maurício poderia deixar scannearem as revistas de, pelo menos, até 10 anos atrás. ;(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Presidente, achei maior vacilo do Maurício fechar os blogs. Acho q só edições de banca não precisava de scans, agora antigas nada a ver. Pelo menos consegui baixar vários, e, quem sabe apareça outros blogs para downloads.

      Excluir
  8. Primeiro, parabéns pelo seu blog! Organizadíssimo e interessantíssimo! Amei achar um cantinho pra eu relembrar a fase de ouro da Turma da Mônica e matar um cadinho da saudade! :)
    Ahhh, "Os Souza"! Eu lembrava deles, mas como eu era pequena quando eles começaram a "sumir", não tinha uma opinião muito concreta sobre eles. Até comprar o pocket! Nossa, eu realmente dei MUITA risada quando li esse livro! O Mano não valia nada! =P Mas eu devo admitir que, pelo que eu conheço da época dessas tiras (me parecem ser do final dos anos 70), as tirinhas de Tina & cia tinham um humor similar... o Rolo tinha a personalidade bem parecida com a do Mano!
    Confissão de fangirl: meu sonho era ver todos os adultos ds Turma da Mônica - inclusive os esquecidos - num gibi só; envelheceriam a Tina, o Rolo, a Pipa e o Zecão um pouco e juntaria todo mundo numa revista só, com histórias de uma temática mais adulta... eles não precisariam sumir das revistas da Mônica, só teriam uma só deles tb! Mas isso é uma utopia...

    ResponderExcluir
  9. Irene, muito obrigado pelo elogio. Seja bem vinda.

    Eu tbm rachei de rir com esse pocket, muito hilário. Eu li esse pocket da Tina, ainda da Abril, realmente o Rolo tinha algo semelhante em relação a mulherada e paqueras. A diferença qo Rolo é adolescente e o Mano adulto feito.

    Sobre os personagens adultos, acho q vi q há um projeto de ter uma revista da Turma da Mônica Adulta, e envelheceriam normalmente a cada ano, não sei se sairá do papel isso. Mas aí seria só a Turma da Mônica e não todos os personagens.

    ResponderExcluir
  10. De nada! Achei a sua ideia muito bacana mesmo! Obrigada vc! :)
    Pois é, eu tb ouvi falar nesse projeto da Turma da Mônica adulta (pelo próprio Mauricio, na TV), mas não acho que seria necessário... eles jovens já tá de bom tamanho! Tem tanto adulto bacana na TM, podia ter edições só com eles!
    Agora, uma coisa que eu estranhei quando descobri é que Tina e cia tem seus 17, 18 anos! Não sei se era pelo traço ou pelas historinhas deles nos anos 80, mas eu sempre achei que eles fossem adultos! Jovens, mas adultos! Com seus 22, 23 anos! Bom, hoje em dia parece que eles são um pouquinho mais velhos, por estarem na faculdade e tudo (e pelo traço dos anos 2000 pra cá - eu não gosto daquele traço dos anos 2000! =/ - eles realmente parecem mais jovens).
    Foi mal o textão meio sem nexo!
    Ansiosa pelo próximo post!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene, nem TMJ acho necessário, era só colocar hqs com eles maiores nos gibis mesmo.

      A turma da Tina tem por volta de 19, 20 anos, sempre imaginei isso, eles cursam faculdade, mas seria primeiros períodos. Os melhores traços são dos anos 80 e 90. Depois disso, foi um pior q o outro, só invenção mesmo e pra pior. Os atuais são péssimos.

      Excluir
  11. Eu acho que os traços estão numa fase até boa, pois os traços anos 2000 lembram muito os do penadinho, além de serem caricatos.
    Acho que eles mudaram por causa da Turma Jovem, e não haveria sentido eles manterem os da Tina como os antigos.
    Abs.

    ResponderExcluir
  12. Em tempo: anunciaram que está em curso um projeto de reformulação da revista da Tina, ainda sem data definida. Sobre o comentário anterior, é por causa dos traços da TMJ, já muito modernos, e eles decidiram fazer o mesmo com a Tina.
    Abs.

    ResponderExcluir
  13. " por causa dos traços da TMJ, já muito modernos, e eles decidiram fazer o mesmo com a Tina."

    Ou seja, tudo agora gira em torno da TMJ, a nova queridinha do estúdio. Nada a ver colocarem traços modernos pra Tina parecer com TMJ. Vai estragar mais ainda. Era só manter os traços dos anos 90 e pronto, não tinha q inventar mais.

    ResponderExcluir
  14. adoei estes personagens, pena que não tenho nenhum gibi com eles. O mano é carismático, pena que não aparece mais, é realmente a turma da mônica dos anos 80 e 90 foi a melhor. Tenho uma sugestão: que tal fazer postagens sobre teorias e polêmicas da MSP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Sousa eram ótimos, principalmente o Mano. Uma pena mesmo terem ficado no limbo. Tomara q vc consiga algum gibi com hqs deles.

      Valeu pela sugestão, se der eu faço.

      Excluir
    2. conheci eles através de sua postagem e pesquisando na internet eu vi pouca coisa a respeito deles

      Excluir
    3. Verdade, tem pouca coisa deles na internet. Passaram a falar mais quando lançaram o pocket L&PM dos Souza.

      Excluir
    4. acha certo dizer que o Mano é o "Seu Madruga" do universo Mauriciano?

      Excluir
    5. De certa forma, sim, pq ele nunca quis nada como o trabalho q nem o seu Madruga.

      Excluir
  15. Respostas
    1. Obrigado João Batista. Q bom q tá gostando.

      Excluir
  16. Eu lembro que eu era pequeno (tipo uns 10, 11 anos, ou até menos) e vi várias tiras nas quais o Mano frequentava campos de nudismo. Talvez esse seja mais um motivo para "matar" os personagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles eram muito incorretos mesmo, aí mandaram para o limbo. Uma pena.

      Excluir
  17. Só eu que achei o mano parecido com o zé carioca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe o nariz rsrs. E a personalidade malandra.

      Excluir