quarta-feira, 2 de abril de 2014

Gibis e produtos promocionais não comercializados nas bancas

Há algum tempo, havia falado das promoções e brindes que saíram nos gibis da Editora Abril e da Editora Globo, ou seja, o leitor comprava o gibi na banca e ganhava algum produto ou concorria a prêmios. Nessa postagem, eu faço o contrário e mostro alguns brindes e promoções não comercializados nas bancas e que eram distribuídos ao comprar algum produto no comércio. A maioria deles eram gibis e eram uma parecia da MSP com outra marca famosa e muito deles são raríssimos de encontrar por aí. 

O primeiro que relembro são os minigibis do iogurte Danone de 1988. Ao comprar o iogurte, ganhava-se um minigibi de algum personagem. Esses gibis tinham formato menor que os gibizinhos lançados em 1991, papel de capa e miolo em couché e tinham uma história inédita simples com cada personagem da edição.

Capas dos minigibis do iogurte Danone (1988)

As capas faziam referência às histórias. Só não me lembro muito ao certo quantas páginas tinham no total, acredito que eram por volta de 16 páginas. Tiveram minigibis da Mônica, Cebolinha, Cascão, Chico Bento e Bidu. Como a Magali ainda não tinha gibi, colocaram um do Bidu no seu lugar para totalizar 5 edições diferentes.

Capa e contracapa do minigibi do iogurte Danone do Cascão (1988)

Além dos personagens da Turma da Mônica ainda tinham também dos "Trapalhões" (com 5 gibis diferentes) e um do "Alegria". Estes produzidos pela Editora Abril, enquanto que os da Turma da Mônica, pela Editora Globo. Todos com os mesmos formato e número de páginas.

Trecho da história do minigibi do iogurte Danone do Cascão (1988)

E ainda tinha uma promoção incluída. Se comprasse o iogurte Danone e encontrasse um vale-brinde ainda ganhava assinaturas de gibis da Turma da Mônica, Trapalhões e Alegria. Provavelmente, o vale-brinde indicava qual pacote de assinatura que a pessoa ganhava. Foram distribuídas 1000 assinaturas de gibis ao todo.

Trecho da história do minigibi do iogurte Danone do Chico Bento (1988)

Eu lembro que tive os gibis do Cebolinha, do Cascão e um dos Trapalhões. Eram bem simples mesmo e agradavam em cheio as crianças, principalmente em fase de alfabetização. Os traços eram muito bons. Pena que perdi e adoraria ter todos esses minigibis, em especial os que já tive.

Capas do minigibis do iogurte Danone dos Trapalhões (1988)

Em 1990, teve a famosa promoção dos gibis da "Coleção Coca-Cola". Para ganhar, você juntava 15 tampinhas ou selos de copos da Coca-cola ou de outros refrigerantes participantes da promoção e trocava por um gibi ou pela caixa. Servia qualquer refrigerante do grupo Coca-cola, como os refrigerantes Fanta, Sprite, Guaraná Taí e Diet Coke. E a promoção durou 45 dias, ou seja, as trocas das tampinhas tinham que ser nesse prazo. 

Tinham gibis dos 5 personagens principais com uma mistura de histórias inéditas e republicações de histórias da Editora Abril até 1985, que era até quando era permitido até então. Para saber mais detalhes dessa promoção, entre aqui. Abaixo, uma propaganda da promoção que circulava nos gibis.

Propaganda tirada de 'Cascão Nº 98' (Ed. Globo, 1990)

Em 1993, tiveram os minigibis da pilha Rayovac. Ao comprar as pilhas ganhava um gibi diferente de cada personagem. O formato era menor que os dos gibizinhos e tinha um de cada personagem dos 5 principais. A capa era só ilustração do personagem e tinha uma história inédita em cada um.

Algumas capas dos minigibis das pilhas Rayovac (1993)

Além disso, elas vinham no seu interior cupons que você enviava para concorrer a vários prêmios (TVs de bolso Casio, Teclados casio, Walkman, super mini games e Maquinas fotográficas Charman). Eu nunca tive nenhum desses minigibis, nunca vi nas lojas na época e só fui saber disso só há alguns anos. Adoraria tê-los também. 

Capas e contracapas dos minigibis das pilhas Rayovac da Mgali e do Cascão (1993)

Ainda em 1993, foi lançado os Chocolates da Turma da Mônica da Nestlé. Ao comprar o chocolate, dessa vez não ganhava um gibi e, sim, um cartão-postal exclusivo dos personagens para colecionar nas embalagens de 3 unidades. 

Ou seja, além de saborear um chocolate delicioso com o personagem em alto-relevo de chocolate branco, ainda podia colecionar cartões-postais da turma. Muito bom. Pena que não tenho mais nenhum desses cartões. E por volta de 1995, teve uma nova remessa de cartões.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 80' (Ed. Globo, 1993)

Em 1998, quem comprava Band-aid ganhava um 'Almanaque do Gibizinho da Mônica'. Foram distribuídos 2 diferentes, correspondendo reedições dos "Nº 1" e "Nº 2" lançados nas bancas no mesmo ano. Só que diferente dos vendidos nas bancas, tinham capa cartonada, com menos páginas (enquanto os da banca tinham 132 páginas, esses vinham em torno de 100 páginas). E curioso que metade das histórias eram iguais aos originais, e a outra metade tinham histórias diferentes. Abaixo, a capa da "Nº 2" dessa versão Band-aid que eu tenho.

Capa do 'Almanaque do Gibizinho da Mônica Nº 2' - versão Band-aid (1998)

Não posso deixar de falar também dos diversos gibis educativos promocionais que são distribuídos desde os anos 70 e continua até hoje em escolas, feiras, congressos e palestras. Gibis que muitos nunca se ouviu falar e nem imagina que existem. São de formatos diferentes, sendo a maioria de gibis convencionais, mas cada um é um caso. Normalmente, vêm com histórias inéditas, em parceria com o governo, educadores e empresas, explicando sobre um determinado assunto em questão de interesse da população. 

Já tiveram gibis falando sobre os mais variados assuntos, como cuidados com o lixo, energia elétrica, cidadania, bolsa de valores, Estatuto da Criança e do Adolescente, Ministério Público, entre tantos outros. Quase todos com histórias inéditas e outros com republicações dos gibis, como o "Orelhão", que foi a história de abertura na íntegra de 'Mônica nº 100' (Ed. Abril, 1978).

Propaganda tirada de 'Magali Nº 57' (Ed. Globo, 1991)

Eu tenho alguns (bem poucos) que consegui em sebo, mas 2 deles eu consegui realmente da forma tradicional, ou seja, de graça. O "Campanha de orientação ao alérgico" (original de 1991) eu consegui no mesmo ano, quando fui ao pediatra e na sala dele tinha a revista, aí eu dei uma olhada e o médico perguntou se eu queria e então ficou pra mim. E a outra foi a da "Energia Elétrica" (original de 1992) que ganhei na escola em 1995 em uma palestra sobre eletricidade que teve lá e distribuíram lá. Interessante que nessa revista vinham também adesivos da turma sobre eletricidade, que hoje eu perdi. Eu ainda tenho essas revistas até hoje. 

Esses gibis promocionais só compro quando encontro bem barato nos sebos, porque até que não tenho tanto interesse, já que as histórias são muito educativas e não costumo gostar de histórias assim. Por isso tenho poucos.

Propaganda tirada de 'Magali Nº 119' (Ed. Globo, 1994)

E recentemente tem também edições "Número zero" que foram distribuídos na Bienal do Livro para marcar o lançamento das revistas. Até agora, já tiveram da Turma da Mônica Jovem, Pelezinho e Chico Bento Moço. O da TMJ foi história inédita e os outros republicações. Os da TMJ e Pelezinho foram distribuídos também em gibis da Panini.

Como podem ver, todos esses gibis e produtos são itens raros e de colecionador, que não encontra fácil por aí. Eu mesmo não tenho quase nenhum deles, infelizmente. O mais fácil de encontrar são os da "Coleção Coca-Cola", os outros quando consegue, os preços são nas alturas. Como a maioria não tenho, as imagens com 6 minigibis da Danone e os da pilha Rayoc são do William Aoqui e as outras foram encontradas na internet. Já as imagens mostrando propagandas dos gibis são da minha coleção.

Podem haver outros brindes e promoções fora desses da postagem. Reuni apenas os que eu lembrei, mas capaz de terem outros e se eu encontrar outros, faço alguma outra postagem mostrando o que ficou de fora. 

39 comentários:

  1. Otima postagem, Marcos! Desses os unicos que ja tive foram os gibis educativos, tive muitos na infancia mas perdi todos. É impressionante q esses gibis educativos, apesar de serem um pouco chatos, sao um dos mais vendidos na internet. Os mais cobiçados por mim sao os da coleçao Coca-cola!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho muito didáticos, por isso não gosto, apesar q são importantes e tem seu público alvo. Eles são bem vendidos por causa da raridade. Muitos não sabem nem q existem determinadas edições.

      Excluir
  2. Nossa!!! Eu só me lembro dessa promoção da Coca-Cola e do chocolate (horrível) da Nestle, que era adocicado demais e finíssimo. Eu preferia mais o chocolate Surpresa (também da Nestlé), que era praticamente a mesma coisa, só que o chocolate era bem mais gostoso e ainda vinha com "Cards" de bichos. Na verdade,o Surpresa saiu de linha e aí ficou esse daí, mas o gosto do chocolate jamais foi o mesmo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano, até q eu não achava ruim esses chocolates da Turma. O Surpresa era melhor mesmo. E os 2 chocolates existiram ao mesmo tempo, tanto q teve promoção nos gibis em 1997 q envolvia os 2 chocolates. Mas os 2 foram cancelados ainda nos anos 90, talvez o Surpresa um pouco antes.

      Excluir
    2. Correto. O Surpresa foi um pouco antes. Mas isso nem importa. O que importa foi que existiu. O Surpresa, eu achava muito gostoso. E o card era como um presente pra mim.

      Excluir
    3. Eu tbm adorava o Surpresa e os cards dele. Pena q não tenho mais nenhum card, não guardei nenhum.

      Excluir
  3. Desses que vc falou só tive os da Coca, mas hj não me sobrou nenhum. Tenho alguns desses educativos, nem sei quais. A vedacit tem distribuído gibis da turminha. Eles mudam o tema de tempos em tempos. Eu tive 3, mas perdi um na mudança...
    Para quem não tem é só pedir nesse link http://www.vedacit.com.br/formulario-dengue
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália, q pena q vc perdeu esses gibis, principalmente os da Coca. Esses educativos tem muitas formas de conseguir e essa aí é uma delas.

      E esse aí da Vedacit contra a Dengue é mais um q nunca tinha visto nem ouvido falar q existia rsrsrs

      Bjs

      Excluir
  4. Excelente postagem, Marcos! Agora fico triste em saber que os da Coca-Cola são os mais cobiçados, porque eu achei eles um dia em um sebo que frequento e não dei muito valor. E agora não tem mais...(batendo a cabeça na parede:burro! (tonc!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom q gostou Eugênio. esses da Coca-Cola são os mais cobiçados sem dúvida, e vendem logo quando chegam nos sebos.

      São muito bons pq misturam hqs inéditas com republicações da Editora Abril. Pena q vc deixou passar, mas quem sabe encontra de novo pq até q não são muito difíceis de encontrar.

      Excluir
  5. Lembro a do Estatuto da Criança e do Adolescente, que estava sendo lançado na época da revistinha promocional (1990). Não tenho certeza, mas parece que tiveram outras versões dela, inclusive uma mais recente com algumas modificações na história. Na época eu participava de uma oficina de artes para crianças e jovens e foi distribuido lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiveram umas 3 versões desse gibi do Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo q a ultima mudaram a capa e mudaram cenas sim, colocando, inclusive Dorinha e Luca na hq. Esse eu já tive a versão de 1990 e hj só tenho essa ultima versão de 2007.

      Excluir
  6. Desses gibis educacionais, eu li 2: um sobre as Drogas com um menino que usava drogas, o Zélio e outro que falava sobre leis de transito...

    No antigo site da turma, tinha algumas dessas historias educacionais como essa mesma do Zélio, sobre a coleção coca-cola já vi a do Chico Bento e a do Cascão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem algumas formas pra conseguir ler esses educacionais, nem q seja disponibilizada nos sites das empresas. No site deles mostravam, sim algumas.

      Excluir
  7. Para variar, sabendo agora desses "minis". Só eu seu blogue mesmo para ter tanta informação útil sobre a história da Turma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal q gostou Kleiton! Eu até uns 4 anos trás eu não conhecia os "Mini" da Rayovac. Já os da Danone eu conhecia, até pelo fato de já ter tido algumas, mas não sabia q teve um com o Alegria.

      Excluir
  8. Qual seria mais ou menos o tamanho desses gibizinhos da Danone?
    Essas revistas educativas eu ganhava na escola mesmo, no extinto "Portal Turma da Mônica" tinha uma ala com essas revistas promocionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incluindo aquela da Maternidade

      Excluir
    2. "Qual seria mais ou menos o tamanho desses gibizinhos da Danone?"

      Eles eram muito pequenos, acho q era em torno de 5 x 7 cm, sem brincadeira. Não foi a toa q perdi de tão pequenos q eram.

      Sobre as educacionais, existem muitos, q a gente nem imagina q existe, Alguns davam mesmo pra ler no site antigo.

      Excluir
  9. Primeiramente passei aqui para lhe dar parabéns pelo blogue,acompanho já faz um tempo muito bom o seu trabalho.Ha! e eu tenho o minigibi do cascão da Rayovac que tem uma história bem legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras, q bom q tá gostando. Legal q vc tem esse minigibi do Cascão. Deve ser muito bom. Guarde bem essa raridade.

      Excluir
  10. Eu tenho um gibi que faz promoção das finadas maçãs da Turma da Mônica. Ele é de 1994, e o elenco principal vai visitar a fábrica que produzia. hehe


    Ps: Já que o assunto é esse, me tire uma dúvida. Eu tenho 2 gibis que infelizmente não lembro como consegui na época, e guardo até hoje. Uma é "Cebolinha e Floquinho" e o outro "Jotalhão o artista". Tinham mais dessa coleção mas eu só tenho esses. São gibis bem pequenos de bolso e capa dura com pequenas histórias narradas (os personagens não tem falas, apenas são imagens enquanto acontece uma narração). Vc se lembra desses gibis, e de onde eram? Pra facilitar, eles foram produzidos em 1999.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tive esse gibi das maçãs da Turma da Mônica. Gostei dele.

      Sobre o q vc citou é uma coleção de 6 minilivros direcionados a crianças pequenas até uns 5 anos q ainda nao sabem ler vendidos nas livrarias. Não são promocionais. Guarde bem pq são raros.

      Excluir
  11. Bah, Marcos... a maioria desses gibis promocionais eu desconhecia... tenho apenas a Coleção Coca-Cola e sei que me falta um até. Esses tempos adquiri um da Turminha em parceria com alguma empresa que não tô me lembrando o nome agora, mas não chega a ser um gibi, é tipo uma cartilha informativa em quadrinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Coleção Coca-Cola sem dúvida é a mais conhecida de todas e a mais fácil de encontrar. Os gibis promocionais educativos não deixam de ser uma cartilha mesmo só q em forma de história em quadrinhos.

      Excluir
  12. Eu tive um educativo/promocional que era referente à COBAL, não sei especificar a data, mas acho que era do final dos anos 70, já que eu era muito criança... Tive esse gibi por um bom tempo, mas, como aconteceu com todos os outros que tive quando criança, acabei "perdendo" (emprestando a torto e a direito por aí) quando tinha mais ou menos 10 anos de idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q pena q vc perdeu, sei muito bem isso de perder gibis emprestando para os outros, perdi alguns assim tbm...

      Hj é rarissimo encontrar esse promocional. Deve ser legal.

      Excluir
  13. Eu ganhei dois dessas revistas da promoção coca cola.
    Vc não devia ter posto essa propaganda desse chocolate,não é só pq eu adoro chocolate,mas é pq eu fico com saudades desse.Deveria voltar. Bem nostálgico e que eu me lembre,delicioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs... coloquei pq vinham os cartões exclusivos de brindes nesses chocolates. Eram muito bons sim.

      Legal q vc ganhou os da Coleção Coca Cola... são ótimos.

      Excluir
    2. A coleção toda não,só dois gibis. Sempre quis saber do que se tratava e se havia mais, mas eu não me lembro se tive chance de perguntar a pessoa que me deu.

      Excluir
    3. Já é alguma coisa, depois quem sabe vc consegue os outros.

      Excluir
  14. Eu comia muito aquele chocolate da turma da mônica, era um dos meus favoritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era muito gostoso, sim, Eu tbm comia rs

      Excluir
  15. quanto podem chegar a valer esses mini gibis da Rayovak? sendo que são bem raros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi vendendo o do Cascão no Mercado Livre por R$ 30,00. Outro da Mônica, por R 45,00. Ou seja, bem salgado.

      Excluir
  16. Olá Marcos tudo bem? Agora que tive conhecimento do seu blog e realmente está muito bom. Em uma época tive a intenção de fazer um blog informando sobre as revistas promocionais, institucionais, de distribuição gratuita até para facilitar quais edições estão disponíveis já que é muito irregular a distribuição das mesmas- até comecei algo nesse sentido pelo falecido orkut divulgando fotos de minhas revistas promocionais e que hoje não existe mais. Existem alguns sites como Planeta gibi, guia dos quadrinhos que tem edições promocionais da turminha divulgadas mas não contempla todas e realmente é muito difícil saber quantas realmente existem. Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. William, q bom q gostou do blog. Eu lembro das capas das revistas promocionais do seu Orkut, até tirei as imagens dos gibis da Danone e das pilhas Rayovac de lá.

      De fato é muito difícil saber todos os promocionais q existem, mesmo juntando tudo em 1 página, sempre vai faltar algum. O lugar melhor ver isso é no Guia dos Quadrinhos, mas mesmo assim faltam muitos.

      Excluir
  17. Ola amigo eu tenho todos da Danone...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q sorte hein. São raríssimos e caros demais quando encontra no Mercado Livre. Guarde bem esses exemplares.

      Excluir