sábado, 5 de julho de 2014

Saiba Mais Nº 82: Magali 50 Anos


Já nas bancas "Saiba Mais Nº 82" em homenagem aos 50 anos de criação da Magali. Nessa postagem comento sobre essa edição.

Assim como foi na edição Nº 75 em homenagem aos 50 anos da Mônica, fizeram uma edição semelhante agora com a Magali. Eu não costumo comprar essa revista "Saiba Mais" por ser muito didático, embora acho importante existir para o seu público alvo. E dessa vez comprei apenas pelo valor histórico do fato da Magali não ter muitas edições especiais desse tipo.

Essa edição é bem semelhante às demais "Saiba Mais". Tem uma história completa, 4 páginas de passatempos e jogo de montar. Os passatempos são relacionados aos 50 anos da Magali com o conteúdo que foi falado na história, uma espécie de "exercício de fixação" e se fizer após ler a história, fica mais fácil para resolvê-los. O jogo dessa edição é um bolo para recortar e montar. E no final dessa revista "Saiba Mais", como de costume nesse título, há uma página de outras curiosidades que ficaram de fora da história, comentando um pouco mais detalhado e, não apenas citando, além de mostrar uma galeria com os personagens que fazem parte da sua turma.

Sobre a história contada, ela tem 20 páginas, dividida em 2 partes. Infelizmente com os traços e letras digitalizados horrorosos que estão prevalecendo nos gibis atuais. Acho que pelo menos para uma revista especial, podiam ter caprichado mais nos traços e letras. Era o mínimo. 

Na trama, Mônica leva um DVD que mostra toda a trajetória da personagem nesses 50 anos na casa da Magali e as duas assistem juntas. São informações simples, em ordem cronológica, sem dar muitos detalhes. Tudo que deveria ser falado no livro "Magali 50 Anos" em seções de curiosidades, foi falado nessa edição. Basicamente, só foram mostradas capas de edições "Nº 1" das revistas da Magali e de outros títulos que ela teve destaque pela primeira vez, como 'Gibizão Turma da Mônica Nº 9' (Ed. Globo, 2001) e 'Clássicos do Cinema Nº 19' (Ed. Panini, 2010).

Uma página de "Saiba Mais nº 82 - Magali 50 Anos"

Ainda sobre capas, não dá para entender por que insistem em colocar a maioria das capas tiradas da "Coleção Histórica Turma da Mônica" em vez de colocarem as originais dos anos 70 e 80. Não colocaram o selo da CHTM, mas colocam o símbolo "Mauricio de Sousa Editora" e omitem os logotipos da Editora Abril ou Globo, quando são capas da Magali. Dentre os gibis já reeditados pela CHTM, apenas, a 'Mônica Nº 1' da Editora Abril e 'Magali Nº 6' da Editora Globo que colocaram as originais. Só lembrando que gibis a partir dos anos 90, colocaram os logotipos das editoras.

Não falaram que a Magali teve histórias próprias nos gibis da Editora Abril e Globo, antes de ter gibi próprio, mostrando só a primeira história com participação dela nos gibis dos outros personagens. Magali protagonizava várias histórias, com o mesmo nível de histórias solo do Titi, Jeremias e Humberto, por exemplo. Ou seja, era secundária, mas tinha histórias próprias e muito boas, por sinal.

Tiveram erros ao longo da edição como ao falar da campanha que a Magali fez para ganhar revista própria, falaram que foi em janeiro de 1989, mas na verdade foi em novembro e dezembro de 1988. Outro erro foi falado que o 'Almanaque da Magali Nº 1' (Ed. Globo, 1989) republicaram histórias do primeiro ano do gibi dela, mas na verdade foram republicadas histórias da Editora Abril até 1985.

Uma página de "Saiba Mais nº 82 - Magali 50 Anos"

Há uma polêmica sobre a data de criação da Magali, se foi em 1963 ou 1964, mas isso eles acertaram e foi realmente  sua primeira tira de jornal foi em 11 de janeiro de 1964. Pesquisei na página do site "Acervo Folha" do jornal "Folha de São Paulo" e a primeira tira da Magali realmente foi nessa data. 

O erro foi do livro "Mauricio 30 Anos", então, e a confusão pode ser que a tira foi produzida em 1963 e ter sido publicada no jornal só nessa data. Afinal, o material é produzido com antecedência até ser publicado. Então, por causa disso considero a data oficial a que foi publicada no jornal (1964), porque foi quando o público viu pela primeira vez. Abaixo, mostro essa tira tirada do site do "Acervo Folha":

A primeira tirinha com a Magali, tirada do "Acervo Folha" (1964)

Achei interessante que colocaram o nome completo do Quinzinho e do Tio Pepo, os frontispícios dos almanaques, e também mostrar o texto do frontispício da edição da 'Magali Nº 6', que fala que a revista dela 'Nº 4' vendeu mais que a da 'Mônica Nº 29' (ambas de maio de 1989). 

Enfim, não gostei dessa "Saiba Mais", poucas coisas relevantes e mostraram mais capas. E os traços e letras ficaram muito a desejar. Podiam ter falado mais sobre a  personalidade da Magali, histórias que marcaram, falar da "Praça de alimentação da Magali" no Parque da Mônica, filmes estrelados pela personagem como "Mingau com Chuva" e "Branca de fome", além de mostrar brinquedos vendidos no comércio, como a "Magali Mix Faces" da "Mimo", por exemplo, entre outros.

Vale a pena só pelo lado comemorativo e não deixa de ser um mero caça níquel. Acho que não precisavam criar esse especial (nem o da Mônica) para contar essas curiosidades e podiam muito bem colocar no livro "Magali 50 Anos". Não duvido que façam outros especiais do "Saiba Mais"semelhantes para o Cebolinha, Chico Bento e Cascão, mesmo terem passado os 50 anos deles. Podem até colocar no título "A trajetória do Cebolinha", por exemplo, em vez de "50 anos", só pra não passar em branco. 

29 comentários:

  1. Li essa revista hoje e gostei um pouquinho,seria melhor ter feito um livro especial! gostei dessa tirinha do franjinha aí junto com a da Magali no jornal...rsrsrsrs......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas informações eram todas para estarem no livro "Magali 50 Anos" e não precisavam criar essa edição.

      Sobre a tirinha do Franjinha é uma raridade. Deve ser uma hq, q foi divida em tiras. Na época, o Mauricio tinha 2 tirinhas no jornal e a seção começava com as dele.

      Excluir
    2. Porquê as tirinhas eram um pouco apagadas?

      Excluir
    3. Eliane, isso era um scan feito pelo jornal e aí ao ser digitalizado na internet pode ter ficado apagado.

      Excluir
  2. Olá Marcos. Não é sempre que comento as postagens, mas sempre as vejo por aqui. Você sabe se irão mesmo lançar o livro Magali 50 anos, como fizeram com os outros personagens? Ano passado consegui comprar o último que me faltava (bidu 50 anos) bem difícil de encontrar, diga-se de passagem. Querendo ou ano fica uma expectativa pelo especial da Magali. É sempre bom rever as histórias mais antigas da turma, no tempo em que os diálogos entre os personagens eram melhores e não havia aquelas "caretas horríveis com olhos arregalados e separados", que são tão comuns hoje em dia e que empobrecem as histórias. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, minha expectativa é q lancem sim o livro Magali 50 anos, senão seria sacanagem. Se teve com os outros, nada mais justo q tenha um com a Magali. Confesso q não espero grandes coisas, se seguir o estilo dos outros,mas q tenha um especial como os outros.

      Q bom q vc conseguiu comprar todos. O do Bidu agora é mais dificil de achar mesmo, mas tem chances de encontrar barato na internet. Abraços

      Excluir
    2. É, o jeito é aguardar... Realmente o do Bidu foi bem difícil, mesmo na internet eu quase não consegui achar, fiquei com a impressão de ter comprado o último rsrsrs... Em todo o caso muito obrigado, vamos ver se lançam ainda esse ano.

      Excluir
    3. Capaz de lançarem na Bienal de São Paulo. Talvez o Sidney saiba de algo. Qualquer forma é aguardar. Abraços

      Excluir
  3. Talvez até em 'Mauricio 30 Anos' tenham confundido com a menina que aparece numa tira do Bidu (no mesmo dia da estreia da Mônica). É porque, quando foi redesenhada como história em um dos primeiros gibis da Mônica, colocaram a Magali no lugar. A história é 'Os Romanos' (MN #22, Ed. Abril, 1972).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A menina, no caso, estreou no dia 17 de fevereiro de 1963.

      Excluir
    2. http://1.bp.blogspot.com/-Yto-Wi8swsU/U7lQVHCsRrI/AAAAAAAAE4Y/PLigJ2Vi1QA/s1600/2.png

      Excluir
    3. Eu vi essa hq "Os Romanos na CHTM 22. Essa imagem q vc enviou ficou muito igual com a Magali. É uma possibilidade sim, eles terem baseado nessa história.

      Excluir
  4. Eu nunca comprei Saiba Mais, e não irei comprar esse, mesmo sendo comemorativo. Eu nunca tinha lido esse Saiba Mais até um primo meu comprar, então fui dar uma lida e nem terminei de ler, é infantil demais, é um título feito pra crianças abaixo dos 10 anos, então acho desnecessário publicar um material comemorativo num título desse, poderiam ter feito algo especial em outro título, na mensal mesmo! Outra coisa que não gosto são esses traços e letras digitalizadas, e o erro nas datas. Eu não ligava tanto pras letras, mas agora acho muito estranho e feio aquelas letras. Não entendo o porquê de sempre errarem nas datas, é algo muito mal feito, realmente não consigo pensar em algo que explique esses erros constantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, podiam muito bem ter colocado essa hq em um gibi da Magali, ou colocar as informações no livro "Magali 50 Anos". Assim fica claro que é um caça-níquel.

      Eu até agora só tenho 3 Saiba mais: a nº 60 do Pelé, pq veio de brinde o pelezinho número zero, a nº 75 da Mônica 50 Anos e essa nº 82. Tbm não gosto desse título, serve mesmo pra pesquisas escolares.

      Os traços e letras são terríveis mesmo, não consigo aceitar isso nos gibis. E errar datas tbm é inadmissível, já que eles têm os arquivos guardados.

      Excluir
    2. Sou como você, Marcos. Só comprei essas mesmas "Saiba Mais" e pelos mesmos motivos.

      E sobre o encadernado "Magali 50 Anos", acredito que deve sair pra Bienal mesmo. Essa "Saiba Mais" é como um prévia, como foi a da Mônica.

      Excluir
    3. Se bem q o Saiba mais da Mônica 50 Anos saiu depois do lançamento do encadernado. E esse da Magali veio antes. Quase certo de ter, sim, na Bienal.

      Excluir
  5. Eu tbm não gosto da Saiba Mais, é muito didático. Só compro as especiais e olhe lá. Os traços são feio, mas concordo q teve piores. Agora letras de PC não dá pra engolir assim.

    E o Mauricio revelando dados passados, só vai comprovar q as antigas q eram boas. Legal q gostou da postagem. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li essa revista, mas acho um absurdo errarem as datas. Acho que deviam te contratar para supervisionar a produção kkkkk Vamos fazer uma campanha "Maurício, contrata o Marcos"? kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk... eles é q devem saber das datas, não eram pra errar.

      Excluir
  7. Nossa, Marcos sabe mais sobre a MSP do que ela mesma!
    Folheei essa edição numa livraria, achei média. Bem, nem quando eu era criança gostava dessas revistas "Saiba Mais" (na minha época era "Você Sabia?", he-he).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk... eu tbm nunca gostei dessa revista e nem das institucionais. mas é melhor tê-la do q colocar hqs assim nos gibis convencionais.

      Excluir
  8. Acho lamentável esse desleixo que estão tendo com a Turma da Mônica, pior é saber que não é a primeira vez que erram em datas, parece que agora o que vale é só ganhar dinheiro com essa turma, e tbm não se importam tanto com datas, algo que acho essencial para a história de qualquer coisa, mas como a maior parte do publico (me parece) que nao se preocupa com isso então fazem de qualquer jeito...

    Marcos, eu tenho uma dúvida meio sem sentido desse acervo, espero que possa me ajudar e desculpe pela pergunta, é que me intriga kkk é que eu dou umas "folheadas" nessas tiras antigas tbm e tem umas que o cebolinha faz piadas por elas serem coloridas, mas saíram em preto e branco no acervo, vc sabe o por quê disso? Tá o link aqui, fica na última página da folha feminina
    http://acervo.folha.com.br/fsp/1961/06/25/388
    Assim como a folhinha que quando foi lançada era colorida, mas saiu em preto e branco no acervo, achei estranho, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo q querem é caça niquel, infelizmente. Uma pena.

      Essas tiras q vc mostrou são raridades, nunca havia visto, com exceção da primeira, não mostraram nas "Tiras Clássicas Turma da Mônica", q colocaram mais a partir de 1963.

      O q deu pra entender é q nesse dia as tiras apareceram coloridas, mas os scans do Acervo são tudo em preto e branco, inclusive a "Folhinha". aí ficaram sem sentido essas tiras.

      Nota-se q até os scans dos jornais dos anos 90 q já eram boa parte coloridos tbm são em preto e branco. Realmente dá pra encontrar tudo nesse Acervo Folha...

      Excluir
  9. Cadê o livro em capa dura? pra ficar legal na coleção? xD hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q deve ser lançado na Bienal de São Paulo. Assim espero.

      Excluir
  10. Linda essa princesa!
    Que fofura, seus 50 anos já chegaram, mocinha♥

    ResponderExcluir