sábado, 11 de abril de 2015

HQ do Astronauta e o desaparecimento da água na Terra

Compartilho uma história do Astronauta em que toda a água do planeta Terra desaparece e o Astronauta tem a missão de recuperar. Foi publicada originalmente por volta de 1983 e que eu li pela primeira vez republicada no 'Almanaque da Mônica Nº 25' (Ed. Globo, 1991).

Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 25' (Ed. Globo, 1991)

Com 7 páginas no total, começa com dois alienígenas com corpos de peixes, o Ping e o Pong, estão no espaço à procura de um planeta azul que irá salvar o planeta deles. Ping fala que é para confiar nele, que não está muito longe. Pong fala para o Ping que está pedindo muito em confiar nele. Eles acabam encontrando e realizam a operação X de roubar toda a água do planeta Terra.


Enquanto isso na Terra, em uma praia, dois homens correm para o mar, disputando corrida de quem chegar por último é mulher do padre e aí quando um deles vai mergulhar, cai  na areia e descobre que o mar desapareceu, sem mais nem menos. Todos na praia ficam surpresos com o desaparecimento do mar. 

A notícia se espalha e chega até os ouvidos do presidente da "Brasa" (órgão para o qual o Astronauta trabalha, cuja sigla significa Brasileiros Astronautas), que fala a seu assistente que só uma pessoa no mundo pode ajudá-los. O assistente pergunta se é o Capitão Gay e o presidente responde que é o Astronauta e o manda o assistente enviar uma mensagem para ele, além de ordenar ao guarda que reviste todas as casas para saber se alguém roubou o oceano. 


Naquele instante, o Astronauta surge lá, antes mesmo de passarem mensagem a ele. O assistente pergunta como ele soube, se ainda não havia mandado mensagem e Astronauta responde que assistiu ao "Fantástico" pela TV da nave dele. O presidente pergunta se já sabe se tem ideia de quem estava por trás disso e o Astronauta diz que sabe e vai atrás.

Astronauta pega a nave e vai para o espaço, falando que desconfiou quando cruzou com uma nave com uma bolsa d'água, enquanto mostra a Terra toda marrom, sem água. Astronauta vai atrás da nave e vê que vai a em direção a um planetinha cinzento e descobre que era um planeta aquático e chega bem na hora da condecoração do Ping e do Pong pelos serviços prestados e interrompe a cerimônia, falando que a água pertence ao planeta dele.


O chefe deles manda atacar o Astronauta para não estragar o plano dele. Astronauta consegue dribá-los, prende um deles com uma tarrafa e o outro pesca com uma vara de pescar, deixando suspenso no ar. Só resta ao chefe explicar  a razão de levar a água do planeta Terra. Ele conta que as indústrias do planeta estão poluindo cada vez mais a água deles e resolveu pegar a água da Terra por empréstimo, mesmo não sendo a melhor do universo, e depois devolveria.


Astronauta intervém falando que depois ele devolveria mais poluída ainda. E diz também que depois que a água não servisse mais, roubaria de outro planeta, depois de outro e se tornaria um círculo vicioso. Sugere que em vez disso, não tenta controlar a poluição do planeta e multar as fábricas poluidoras. O alienígena aceita a proposta, prometendo que vai providenciar e pensa na hora que o povo da Terra devem fazer isso.

Com isso, Astronauta sai vitorioso e devolve toda a água da Terra e tudo volta ao normal. Depois da aventura e de tudo resolvido, Astronauta resolve descansar, curtindo uma praia. Quando vai mergulhar, ele fica todo sujo, com direito a pneu enroscado nele e casca de banana na cabeça e Astronauta se pergunta se valeu a pena trazer a água de volta, terminando assim. 


É uma história muito legal e criativa que mexe com a fantasia e imaginação dos leitores, sem deixar de lado uma crítica social acerca do problema da poluição e falta d'água no planeta. Misturando humor inteligente e filosofia, mostra uma conscientização de uma forma divertida para as crianças. Mesmo antiga, continua bem atual e tudo a ver com o momento que passamos com problemas de seca, água insuficiente nas hidrelétricas e medidas de economia de água e luz. 

Os traços maravilhosos, muito bem desenhados. Na postagem a coloquei completa. Achei interessante a parte do ET pensar que o povo da Terra cria medidas eficazes contra a poluição da Terra. Na verdade, é o contrário. O final muito bom também com o Astronauta questionando ao leitor se valeu a pena lutar pela água, permitindo refletir sobre o problema da poluição. 


Tem uma série de absurdos como, além do tema central dos  alienígenas roubarem toda a água da Terra, como também existir outros planetas com água e o mais engraçado de todos foi o Astronauta assistir ao "Fantástico" pela televisão da nave dele. Como consegue ter transmissão do programa de TV da Terra em pleno espaço sideral?  Esses absurdos é que faziam a diferença e as deixavam mais divertida ainda. Afinal, em história em quadrinhos tudo é permitido pra fugir da realidade. Mas, hoje absurdos são evitados. 


Ainda sobre programas de TV, teve referência também ao Capitão Gay, personagem do Jô Soares do programa "Viva o Gordo" que a Globo exibia na época. Tanto Capitão Gay e o "Fantástico" não tiveram seus nomes parodiados. Naquela época, às vezes não parodiavam nomes famosos. Atualmente é obrigatório isso nas histórias novas e se essa fosse republicada novamente, fariam alterações parodiando isso e dessa vez até na "Coleção Histórica" alterariam também,  visto que já mudaram Faustão para Fostão na história "Gato gordo" do Mingau na Coleção Histórica Nº 33 - Magali nº 33. Se bem que para Capitão Gay, acredito que colocariam no lugar "Superomão", "Batmão", "Homem-Aranho" ou outro qualquer para ficar atual.

13 comentários:

  1. Ótima história, e os traços excelentes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa mesmo. e traços ficaram perfeitos, sem dúvida.

      Excluir
    2. Porquer ese planeta e chamado de planeta a zul por ping pong

      Excluir
  2. Tá tudo bem, Fabiano. Sim, os traços naquela época eram detalhados e caprichados, muito bons de se ver. E hj o pessoal se preocupa com muita bobagem, por isso q prevalece o politicamente correto.

    Eu tbm achei engraçado o Astronauta carregando toda a água da Terra em um saco. Muito legal. Q bom q gostou da postagem. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Capitão gay??? kkkk, muito politicamente correto

    ResponderExcluir
  4. Uau que HQ..nunca tinha lido antes e os traços? xD kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional essa hq em tudo. Tempos q não voltam mais.

      Excluir
  5. CAPITÃO GAY? Meu deus... acho que o mauricio não sabia o que é um gay....

    ResponderExcluir
  6. Incorreta por ter essa crítica social, além dos ETs serem tratados como ladrões, citação do Capitão Gay e a palavra "Ladrão", dita pelo Astronauta.

    ResponderExcluir