sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Capas Semelhantes (Parte 13)

Nessa postagem de capas semelhantes, mostro 5 capas que saíram na Editora Globo, sendo 2 delas da Magali, 1 do Chico Bento e 2 do Cascão.

Magali Nº 31 X Magali Nº 357

Magali em cima da árvore comendo fruta e Mingau chorando no chão por sua dona estar lá em cima, quando na verdade devia ser o contrário. Na versão original, de 'Magali Nº 31', de 1990, apareceu um bombeiro surpreso com a situação e a Magali está no galho da árvore, aparecendo todo o seu corpo. Já na versão nova que saiu em 'Magali Nº 357', de 2003 (que, inclusive,  foi o último gibi quinzenal da Magali), aparece ao fundo uma menina chorando com o seu gatinho em cima da árvore para reforçar o contraste da piada, com Magali e Mingau invertendo os papéis, além de aparecer só a cabeça da Magali na árvore.



Magali Nº 33 X Magali Nº 307

Magali como astronauta avista um planeta de melancia no espaço sideral. Comparando as 2 versões, ficou uma coisa bem curiosa e interessante que ficam parecendo uma espécie de continuação entre uma e outra. Na versão original, de 'Magali Nº 33', de 1990, mostra a Magali avistando o planeta melancia, como se estivesse acabado de chegar, enquanto que a 2ª versão, de 'Magali Nº 307', de 2001, ficou uma espécie de continuação, com a Magali saindo do planeta dentro da nave depois de ter mordido um pedaço dele.



Chico Bento Nº 174 X Chico Bento Nº 268

Chico Bento é protegido da chuva pela sua mãe semelhante como a galinha protege os seus filhotes. Na versão original de 'Chico Bento Nº 174', de 1993, Dona Cotinha coloca o casaco em cima da cabeça do Chico Bento para protegê-lo da chuva enquanto que na versão publicada em 'Chico Bento Nº 268', de 1997, Dona Cotinha segura um guarda-chuva e o Chico fica abraçado a ela, dando um ar de proteção.



Cascão Nº 232 X Cascão Nº 372

Louco faz chover quando abre o guarda-chuva para o desespero do Cascão. Foi publicada primeiro em 'Cascão Nº 232', de 1995, mostrando só o Cascão nervoso vendo o Louco e o guarda-chuva que faz chover e fizeram uma nova versão em 'Cascão Nº 372', de 2001, com o Louco correndo atrás do Cascão e incluíram uma boia no Louco. Em ambas as capas tiveram um Sol personificado, achando graça da situação.



Cascão Nº 242 X Cascão Nº 446

Cascão faz o guarda-chuva de um pula-pula para poder andar nas poças d'água após a chuva. A diferença entre elas é que na 1ª versão, de 'Cascão Nº 246', de 1996, o Cascão improvisou no desespero o guarda-chuva como um pula-pula como forma alternativa de andar nas poças d'água enquanto que na 2ª versão, de 'Cascão Nº 446', de 2004, ele transformou o guarda-chuva em um pula-pula antes, incluindo a mola e o apoio para segurar. Em ambas as capas, é o Cebolinha quem aparece no pula-pula estranhando a façanha do Cascão.



Em todas essas mostradas, eu preferi a primeira de versão de cada uma. As capas dos gibis da 'Magali Nº 307' e do 'Cascão Nº 372' e 'Nº 446' foram tiradas da internet porque eu não tenho. Em breve posto mais capas semelhantes no Blog.

10 comentários:

  1. Eita, guarda chuva pula pula foi a ideia mais original desas capas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, ficou bem criativa, principalmente a 1ª versão. Cascão fazia de tudo pra não se molhar.

      Excluir
  2. A capa do Chico Bento,eu não achei que era uma piada,eu achei que era uma capa bonita ou algo do tipo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considero mais como uma capa do cotidiano, mostrando q tanto bichos e humanos protegem seus filhos da mesma forma. De fato uma bonita mensagem e capas tbm muito lindas.

      Excluir
  3. Muito criativas realmente, eu nem imaginava que eram tantas kkkk fora as histórias "copiadas" dessas capas e vice-versa né! Rs

    Marcos, tenho outra dúvida, não muito relativa ao post, é que andei lendo uns gibis antigos em que o Maurício aparece barbudo, mas não faço a mínima noção de qual ele apareceu pela primeira vez, sabe qual foi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, foram bastante capas assim e como vc bem lembrou isso sem contar hqs e tirinhas q aproveitaram essas piadas.

      Não sei quando o Mauricio apareceu pela primeira vez como personagem das hqs, acho q foi em 1978, ainda na sua fase barbudo. Uma das primeiras foi a "Baile à fantasia" de Mônica nº 97 de 1978, mas não sei se foi a primeira.

      Excluir
    2. Ah certo, muito obrigado!
      É um desafio descobrir as origens de cada personagem, pena que a MSP não valorize tanto isso :/

      Excluir
    3. Verdade, eles podiam ter um acervo on line mostrando essas coisas. A medida q encontrassem algo legal e curioso colocavam.

      Excluir
  4. Essa piada do Louco com o guarda chuva em já vi em algumas HQs, só não me lembro em quais números.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Costumavam ter hqs incorporando essas piadas de capas, ou vice-versa

      Excluir