quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Capas Semelhantes (Parte 18)

Nessa postagem com capas semelhantes, mostro 5 capas, sendo 1 para cada personagem. Dessa vez as primeiras versões do Cebolinha e do Cascão e as 2 versões da Mônica são da Editora Abril. As demais são da Globo.

Cebolinha Nº 10 X Cebolinha Nº 25

Cebolinha estoura a bola com o cabelo ao cabacear em uma partida de futebol. A versão original publicada em 'Cebolinha Nº 10', de 1973, o Cebolinha estoura a bola durante a partida e foi criada para fazer uma piada com referência à história de abertura "O grande jogo". Já a versão de 'Cebolinha Nº 25', de 1989, foi apenas piada mesmo, não teve história de futebol no gibi, e o Cebolinha estourou a bola atuando como goleiro.



Mônica Nº 87 X Mônica Nº 159

Mônica chacoalha uma árvore para pegar fruta e derruba o Cebolinha. Na primeira versão, de 'Mônica Nº 87', de 1977, a Mônica chacoalha a árvore para pegar maçãs enquanto o Cebolinha estava em cima e ele cai de lá. Na segunda versão, de 'Mônica Nº 159', de 1983, a Mônica quer pegar laranjas e o Cebolinha está prestes a cair de uma rede. Esse foi um dos raros casos de capas semelhantes que aconteceram na Editora Abril. Normalmente, capas que fizeram na Editora Abril, só voltaram a fazer outra parecida já na Editora Globo. 



Cascão Nº 73 X Cascão Nº 351

Cascão recém nascido é levado por um urubu em vez de uma cegonha. Foi publicada primeiro em 'Cascão Nº 73', de 1985, aparecendo só o Cascão e o urubu no céu e a cidade embaixo e depois fizeram outra capa semelhante, que saiu em 'Cascão Nº 351', de 2000, sendo que dessa vez aparecendo também o Cebolinha recém-nascido sendo carregado por uma cegonha e a casa do Cascão com os pais dele na janela, para mostrar que estava prestes a chegar em casa.



Magali Nº 8 X Magali Nº 302

Magali corre carregando um sorvete no lugar de uma tocha olímpica. Na versão original, de 'Magali Nº 8', de 1989, uma capa bem simples, aparecendo apenas ela de roupa esportiva e com o sorvete  e um atleta ao lado segurando a tocha olímpica para demonstrar o que ela estava parodiando. Já a capa da versão de 'Magali Nº 302', de 2001, foi cheia de detalhes, ambientada nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, com ela em uma arena e uma plateia querendo comer o sorvete dela.



Chico Bento Nº 203 X Chico Bento Nº 346

Chico monta uma televisão no meio da roça para assistir a beleza da paisagem. Na versão original, de 'Chico Bento Nº 203', de 1994, foi uma televisão com formato mais real, a vista foi uma cachoeira e o Chico está encostado em uma árvore e na nova versão de 'Chico Bento Nº 346', de 2000, a televisão foi realmente de madeira montada por ele, aparecendo o martelo e o serrote que ele utilizou, a vista foi uma montanha e a passagem de um trem e o Chico está sentado em uma cadeira.



Dessas mostradas, as do Cebolinha e da Mônica eu preferi a segunda versão. Já as outras gostei mais das primeiras versões de cada uma. Em breve posto mais capas semelhantes no Blog.

13 comentários:

  1. Só gostei da segunda versão da primeira capa.O resto eram as primeiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Eu costumo gostar mais da primeira versão, mas essa da Mônica 159 é melhor mesmo.

      Excluir
  2. Os garotos figurantes que aparecem nas duas versões das capas do Cebolinha são idênticos, será que são o mesmo garoto? O Mônica 159 tem valor sentimental para mim, pois foi a primeira edição da editora Abril que eu tive. Histórias excelentes e bem divertidas. Uma curiosidade é que nele tem uma história protagonizada pela Magali em que ela reclama de estar magra. Dá para reparar que nessa história as pernas da Magali são mais finas que as da Mônica, o que reforça que uma é gorda e a outra magra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Bruno, eu não acho que o menino que aparece nas duas capas do Cebolinha seja o mesmo. Pra mim, o garoto de CB nº 10, de 1973, parece muito com o Xaveco, mas também pode ser ele mesmo. Só que na capa, ele está com camisa rosa no lugar da tradicional amarela.

      E que bom que você tem esse Mônica 159 de 1983! Continue procurando mais gibis da turma da Ed. Abril e boa sorte na procura.

      Abraços!!!

      Excluir
    2. bem observado Daniel. Agora olhando mais atentamente, ele parece ser o xaveco, pois eu pensei que o cabelo dele era preto.

      Obrigado Daniel. Quantos gibis da editora abri você tem? Eu até bem pouco tempo só tinha esse, o Mônica 159, mas depois fui achando mais e agora tenho mais de 20, a maioria do Chico Bento, sendo 3 da Mônica, 2 do Cebolinha, 3 do Cascão, 1 do Pelezinho, 19 do Chico Bento, 1 almanaque da Mônica e 1 almanaque do Cebolinha.

      Excluir
    3. "Os garotos figurantes que aparecem nas duas versões das capas do Cebolinha são idênticos, será que são o mesmo garoto?"

      Creio que foi pura coincidência, que quando fizeram a capa do cebolinha nº 25 nem lembraram que já haviam feita uma antes. Não acho que era o Xaveco, nem é loiro. Foi um figurante qualquer. Não lembro se ele apareceu na história, só li pela Coleção Histórica há algum tempo, acho que apareceu sim.

      Excluir
    4. Que bom que você tem a Mônica 159, Bruno. Tomara que encontre outros em sebos. Boa sorte.

      A Magali era desenhada mais magra que a Mônica sim, principalmente nos anos 70, até pra fazer distinção da Magali ser magra e Mônica gorda como eles falavam. Hoje em dia que são desenhados todos na mesma forma, com mesmas proporções... :(

      Excluir
    5. Nos anos 80 cascão e magali eram visivelmente mais magros que mônica e cebolinha

      Excluir
    6. E assim que era bom, essa distinção de pesos deles e não todos com a mesma forma.

      Excluir
  3. Verdade, foi uma fase incrível com a Turma da Mônica. Histórias excelentes

    ResponderExcluir
  4. Não gostei da primeira versão do Cascão. Além do Urubu em nada parecer estilo Tuurma da mônica, achei a atmosfera da capa muito down, uma coisa meio Cubatão, sabe?
    E muito bonita a primeira capa do Chico Bento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez nessa do Cascão seja a cor de fundo laranja, não muito comum nas capas. Muito boa essa capa do Chico sim. Um cenário muto bonito.

      Excluir
  5. Achei engraçada a capa de Mônica 87, parece que o Cebolinga está se divertindo ao cair da árvore.

    ResponderExcluir