quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Propagandas anunciando brinquedos (Parte 4)

Nessa postagem mostro anúncios de brinquedos da Turma da Mônica que saíram nos gibis de 1991. Foram tantos brinquedos anunciados que deu pra fazer uma postagem só com os brinquedos daquele ano.

Os bonecos eletrônicos Dancing Mônica e Dancing Cebolinha, da "Tec Toy" se mexiam e dançavam quando ouviam uma música. Na propaganda, ilustrada com os bonecos, mostrava que o pacote vinha junto uma fita-cassete e um cenário colorido, que a criança tinha que montar, e então os bonecos dançavam. Só fica a dúvida se eles dançavam com qualquer música ou se apenas com a fita-cassete funcionando que vinha junta. E bem interessante o fato de fita-cassete estar em alta na época. Bem datado.

Propaganda tirada de 'Chico Bento Nº 104' (Ed. Globo, 1991)

Mexe & Remexe Turma da Mônica, da marca "Novelli Karvas" eram peças magnetizadas de personagens e objetos para a criança inserir aonde quiser e, assim, formar um cenário do bairro do Limoeiro e inventar histórias. O jogo vinha 70 peças, incluindo Mônica, Cebolinha, Capitão Feio, poste, chafariz, avião, entre outras. 

Propaganda tirada de 'Magali Nº 50' (Ed. Globo, 1991)

Bidu e Sansão de pelúcia bem fofinhos foram lançados pela marca "Chenil Toys". Eles eram antialérgicos, 100% material acrílico, enchimento sintético, orelhas articuláveis, além de olhos, nariz e sobrancelhas com travas de segurança. No anúncio, aparece uma ilustração bem bacana, com o Cebolinha abraçado com o Bidu de pelúcia e a  Mônica com o Sansão e aparecem os bonecos em baixo dentro da embalagem. Até as embalagens eram legais, principalmente a do Bidu que parecia que estava dentro de sua casinha.

Propaganda tirada de 'Magali Nº 60' (Ed. Globo, 1991)

A "Fidalga" lançou uma escovinha da Mônica especialmente para as meninas pentearem as suas bonecas. O anúncio, ilustrado com a Mônica penteado a sua boneca com a escova, diz que tinha um formato menor que uma escova comum, mas dá impressão que dava até pra pentear o cabelo da própria criança. 

Propaganda tirada de 'Magali Nº 60' (Ed. Globo, 1991)

Foram lançadas novas barraquinhas da Turma da Mônica pela "Maliber". Além da versão clássica que existia no final dos anos 80, foram lançadas as versões do "Clube Turma" e outra em forma de oca de índio americano. Ilustrada com Mônica, Cebolinha e Cascão brincando de bangue-bangue com Mônica de índia americana e Cebolinha como xerife com arma na mão. Propaganda impublicável hoje em dia. Outros tempos.

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 58' (Ed. Globo, 1991)

A "Bandeirante Brinquedos" lançou os carrinhos da Turma da Mônica. Foram 5 versões: Porshe da Mônica, Kart do Cebolinha, trator do Chico Bento, Velocípede e Passo a Passo, para as crianças escolherem o seu preferido ou de acordo com a faixa etária. A propaganda foi ilustrada com as imagens dos carrinhos e a turminha ao fundo.

Propaganda tirada de 'Magali Nº 63' (Ed. Globo, 1991)

As novas bolas da Turma da Mônica, agora produzidas pela "Vinibol", tiveram 3 versões diferentes, sendo que uma delas foi, inclusive, capa da revista da 'Mônica Nº 37' (Ed. Globo, 1990). O anúncio teve uma bonita ilustração com o Cebolinha jogando futebol e a Mônica arremessando a bola no muro.

Propaganda tirada de 'Almanaque da Mônica Nº 27' (Ed. Globo, 1991)

Foram anunciados o karaokê e o tecladinho da marca "Arkotech". O karaokê era uma espécie de "Meu Primeiro Gradiente", gravador muito famoso na época, e tinha efeitos de eco e mixer, acompanhando uma fita-cassete com músicas da turma e 4 pilhas pequenas. Já o teclado vinha com 8 ritmos e instrumentos diferentes e acompanhava 6 pilhas pequenas. Na propaganda uma referência à marchinha "Mamãe eu quero" e uma ilustração da Mônica segurando o karaokê e o Cebolinha tocando teclado.

Propaganda tirada de 'Chico Bento Nº 127' (Ed. Globo, 1991)


Muito boa cada uma dessa propagandas e brinquedos incríveis e bem interessantes. Com certeza as crianças em 1991 se divertiram à beça com esses brinquedos. A série continua e em breve posto novas propagandas anunciando brinquedos com a Turma da Mônica.

11 comentários:

  1. Eu tenho até hoje esse Bidu guardado. Segundo minha mãe, eu o adorava. Mas tenho mais lembrança do sansão, com o qual eu "batia" nos meninos da escolhinha...

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de saber se vocês aceitam sugestões de publicação de histórias. Se aceitarem, eu gostaria que vocês publicassem uma HQ da Magali que eu li há um tempo atrás, em que o Cebolinha veste o Cascão como Magali e depois a Mônica o enche de maquiagem e coloca um salto alto nele. Se eu me lembro a história se chama " A Magali não é mais a mesma ". Se vocês conseguirem, eu ficaria muito feliz :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu conheço essa história. É de Magali Nº 173, de 1996. Muito engraçada. Se der eu posto ela aqui.

      Excluir
  3. Muito legais. Fiquei curioso sobre os bonecos que dançam, é só colocar a música e os cenários que eles dançam automaticamente? Se for, quanta tecnologia para a época.

    Andei vasculhando e gostei muito do seu blog. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí. Só não sei se precisava do cenário necessariamente pra dançar e se dançavam só as músicas da fita cassete ou se dançavam qualquer música que tocasse.

      Valeu por estar gostando do blog. Obrigado. Abraços

      Excluir
  4. Eu tenho essa escova de cabelo até hj 😂😂 em 2021 kkk só de 96

    ResponderExcluir
  5. Quando eu era criança, eu tinha uma fita cassete com umas músicas da Turma da Mônica, ouvia direto, depois cresci e acabei perdendo a mesma. Desde quando surgiu a internet, eu venho tentando procurar uma cópia dessa fita na internet e não acho, será que algum amante aqui dessa turma ainda tem essa fita pra nos fornecer uma cópia? No mercadolivre eu acho uma fita pra vender, mas é diferente, a que eu tinha eu lembro que tinha uma versão da música "Another brick in the wall" e cada música era cantada por um personagem da turma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você teria que saber o nome da fita, aí quem sabe encontraria vendendo no Mercado Livre ou ainda conseguir baixar áudio da fita/disco em sites ou grupos de download.

      Excluir