terça-feira, 28 de março de 2017

Turma da Mata: HQ "Olha o carteiro!"


Mostro uma história simples em que o Tarugo foi carteiro e teve problemas na entrega das correspondências. Com 5 páginas no total, foi publicada em 'Chico Bento N º 181' (Ed. Globo, 1993).

Capa de 'Chico Bento Nº 181' (Ed. Globo, 1993)

Tarugo está trabalhando como carteiro e entrega uma carta para o Jotalhão. Quando ele abre, vê que a carta está atrasada em 1 mês. Depois, Tarugo entrega carta para o Raposão e ele lê que era alguém dando Parabéns pelo seu aniversário, mas que havia passado há 6 meses.


Todos da mata recebem cartas atrasadas e eles vão ate a agência dos correios reclamar. Chega Tarugo e estranha a multidão na porta da agência. Outro carteiro diz que querem falar com ele e Tarugo pensa que querem cumprimentar pela sua competência.


Jotalhão diz que as correspondências estão todas atrasadas e Tarugo diz que é culpa dos remetentes que enviam cartas com assuntos antigos. Jotalhão diz que o problema é com ele por andar devagar. Tarugo fica triste e larga o emprego de carteiro, enregando o uniforme para a agência. No final, depois de passado um tempo, Tarugo volta e fala com o Jotalhão a sua nova profissão. Será agora piloto de fórmula 1. Ou seja com o seu jeito de andar lento, não vai dar certo de novo.


Uma história legal com o Tarugo com sua dificuldade de andar lento e ai teve problema nas correspondências em ser carteiro. Era comum histórias do Tarugo com essa característica de se dar mal pela sua lerdeza de andar por ser uma tartaruga. Sempre passava sufoco e se dava mal por isso. A história aproveita pra mostrar uma crítica ao serviço dos correios de atrasar as nossas correspondências.


Engraçado ter agência dos correios na mata igual a uma cidade grande. Era legal essa adaptação da Turma da Mata com as coisas dos humanos. Os traços muito bons, bem típico dos anos 90. Era bem comum também os títulos das histórias serem as próprias falas dos personagens ou então placas ou o que eles estavam lendo, etc.


Curioso de ter uma história da Turma da Mata em um gibi quinzenal do Chico Bento, já que saiam mais nos gibis da Mônica e Cebolinha. Normalmente era só Papa-Capim como personagem secundário nos gibis do Chico, e então em 1993 e 1994 algumas edições passaram a colocar Turma da Mata no lugar do Papa-Capim. A partir de 1998 de vez em quando tinha do Piteco e Turma da Mata também nos gibis do Chico. E voltando ainda mais no tempo, nos primeiros números da Ed. Abril tinham histórias do Anjinho, Bidu, Titi, Humberto, Jeremias, além do Papa-Capim como forma de preencher o gibi por ter poucas histórias do Chico produzidas a tempo de fechar os gibis. À medida que foram criando mais histórias do Chico passaram a colocar só Papa-Capim como secundário.

23 comentários:

  1. Oi ,sou um fã do seu blog ,sou mais novo mas tenho algumas antigas e acho muito melhores que as novas.Bendito politicamento correto não é.( Ah e essa história boa demais)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida as antigas eram mais caprichadas. Obrigado por estar gostando do blog. :D

      Excluir
  2. Gostei da hq,das historias da turma da mata,as melhores sao com o tarugo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É legal sim. tarugo tem histórias boas

      Excluir
  3. Desconfio que o Tarugo continua trabalhando nos correios, já que minhas encomendas atrasam bastante. Fiz uma compra uma vez e só chegou dois meses depois (o prazo era de duas semanas).

    Já conhecia o Jotalhão há um bom tempo, mas só vim conhecer a Turma da Mata recentemente.Bem que a MSP (ou a Panini, seja lá quem é que cuida do lançamento d erevistas) podia lançar um almanaque só deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serviço dos correios é bem precário. Bem estilo tarugo de trabalhar. Capaz de terem criado como uma crítica aos correios, de certa forma.

      Já tiveram almanaques secundários da Turma da Mata na Panini. Era junto com Papa-Capim, revezando histórias com os 2 núcleos em cada almanaque. Mas foi cancelado, junto com outros almanaques de secundários desse estilo, provavelmente por terem poucas vendas.

      Excluir
  4. Hoje em dia o gibi do Chico tem bastante turma da mata, Piteco, Papa-Capim.... todo esse pessoal que vive no mato de repente se mudou pra revistinha do Chico. Se bobear, até o Horácio deve ter ido pra Vila Abobrinha....

    ResponderExcluir
  5. E vou te falar que as histórias da turma da mata até são legais. Perigoso o Chico acabar virando secundário no próprio gibi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tem colocado histórias demais de secundários nos gibis do Chico. O mesmo vale pra Magali que quase não tem histórias dela no próprio gibi.

      Excluir
  6. A dublagem brasileira também deu o nome de Tarugo a uma tartaruga do desenho animado "A nossa turma",que era exibido no TVS(atual SBT)!Deveriam ter pensado em outro nome para rebatizar o personagem no Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devem ter pego autorização do Mauricio pra batizar essa tartaruga do desenho.

      Excluir
    2. E eu só conheci o Tarugo da Turma da Mata bem depois!Aí eu estranhava o nome e achava que o Maurício tinha plagiado!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Se todo nome contasse como plágio, o mundo dos quadrinhos e da literatura ia ter que rebolar para inventar tantos nomes ao longo de tantos anos, pois são tantos Peter, Jack, John, Mary, Lulu que existem por aí.... a própria Mônica foi criada com referência na Luluzinha, com seu vestidinho vermelho e seu amigo inseparável que usa camisa de botão e que sempre quer mostrar que é melhor do que ela.... tem certas coisas que, felizmente, é permitido fazer sem ser considerado plágio. E um simples nome igual é uma dessas coisas. Uma tartaruga se chamar Tarugo é que nem um homem se chamar José.

      Excluir
    5. E o personagem é estrangeiro,o nome dele nem é Tarugo!

      Mas essa questão de nomes iguais dá o que falar!

      Foi produzido uma série de desenhos animados "Os Caça-fantasmas",derivada do famoso filme;na mesma época surgiu "Os Caçadores de fantasmas".O nome original de ambos é "The Ghostbusters"!Eita!

      Excluir
    6. É, podiam ser mais criativos nos nomes

      Excluir
  7. Respostas
    1. Com certeza muito criativa. E ainda uma crítica aos correios.

      Excluir