sábado, 1 de abril de 2017

Chico Bento: HQ "Catapora rápida"

Dia Primeiro de Abril, Dia da Mentira, então mostro uma história em que o Chico Bento mentiu para a mãe que estava com catapora só para não ir para a escola. Com 4 páginas no total, foi publicada em 'Chico Bento Nº 36' (Ed. Globo, 1988).

Capa de 'Chico Bento Nº 36' (Ed. Globo, 1988)

Chico diz para a mãe, Dona Cotinha, que tem uma boa notícia de que pegou catapora e aí não vai poder ir para a escola. Ela pergunta de quem ele pegou catapora e Chico diz que foi do Zé Lelé que está doente e foi visitá-lo. Dona Cotinha manda o Chico se deitar enquanto ela prepara um chá para ele. 


Enquanto a mãe está na cozinha, Chico pinta o rosto para dizer que está com catapora. Dona Cotinha chega e diz que a catapora o pegou de jeito. Chico gosta do chá e diz que vai ficar doente o dia inteiro. Enquanto Dona Cotinha leva a xícara para a cozinha, Chico olha a janela e comenta que os bobocas dos seus amigos estão indo para a escola e ele não.


Dona Cotinha volta com uma seringa de injeção enorme que o farmacêutico mandou aplicar. Chico se assusta e diz que é injeção para um elefante e Dona Cotinha diz que é para a bunda dele. Chico diz que não precisa porque já está sarado e então a mãe confirma a mentira dele e o manda para a escola.

No caminho, Chico vai com raiva pensando vários palavrões e encontra a Rosinha na janela da sua casa. Ele pergunta se ela não vai à escola e Rosinha diz que está com catapora. Chico, então, responde, que a vê na escola. Afinal, a mãe dela vai descobrir logo que está mentindo. 


Uma história bem legal mostrando a característica do Chico não gostar de ir para a escola e fazia de tudo para não ir, inclusive mentir para isso. Tentou enganar a mãe que estava com catapora, mas acabou dando errado seu plano infalível. isso para mostrar que mentira tem pernas curtas e será descoberta e foi uma forma divertida para mostrar isso.


Os traços muito bons, típicos do final dos anos 80, com detalhe da colcha da cama costurada com vários tecidos diferentes para emendar rasgos, e dessa vez a Dona Cotinha ficou um pouco diferente com cílios e sem lábios. Normalmente quando ela aparecia de cílios, era desenhada com lábios também. Impublicável por mostrar mentira do Chico de não ir para a escola, hoje em dia ele é até um bom aluno, além do Chico falar palavrão.

20 comentários:

  1. Não tenho essa edição..mais a HQ tenho em algum Almanaque por ai..sério NÃO é mentira!! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela foi republicada em um almanaque do Chico da Globo a partir de 1999 e depois republicaram de novo em um da Panini.

      Excluir
  2. Marcos você tem o gibi Cebolinha 163 da editora Globo? Eu consegui ele recentemente em um sebo e tive ela quando era criança. Nele tem uma história muito boa com o Astronauta, ela se chama "Se o Astronauta tivesse se Casado com a Ritinha" Nela um meteoro está para se chocar com a Terra e o Astronauta tenta colidir sua nave nele para desviá-lo, mas antes disso ele pensa como seria se tivesse se casado com a Ritinha. Ai quando está prestes a se chocar com o meteoro, o Astronauta volta no tempo e reencontra a Ritinha solteira. Ai ele pede ela em casamento e ela aceita. Ela vai morar na nave com ele e logo depois eles tem dois filhos. O astronauta estava muito feliz, mas ele chega denovo ao dia do meteoro. Ele colide a nave ao meteoro, que é desviado para o sol. A nave do astronauta cai num oceano da terra e ele é socorrido e aclamado como Herói, mas ele começa a chamar pela mulher e filhos, mas eles não foram achados e segundo o general, ele estava sozinho na nave, era solteiro e a ritinha se casou com o Bonifácio. A história termina com ele se perguntando numa cadeira de rodas se aquilo era ilusão ou não e fica olhando para uma aliança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só li recentemente pela internet, descobri há pouco tempo de qual gibi era essa história. É bacana sim.

      Excluir
    2. para você, aquilo foi uma ilusão ou não?

      Excluir
  3. essa parte do chico sendo bom aluno é pura descaracterização do personagem...falta isso nos gibis atuais CRIATIVIDADE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse aqui que é o verdadeiro Chico, quando Chico era Chico. Hoje perdeu a graça e descaracterizou completamente o personagem.

      Excluir
  4. Se fosse eu fingindo catapora tinha apanhado até ficar doente de verdade. Gosto de histórias assim com o Chico.

    Aproveitando, você lembra de uma história que o Cascão decide comprar tênis? Eu tinha num almanaque velho, mas ele sumiu uns anos atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia nem pode mais bater nos filhos. Não lembro dessa história, pelo menos assim por alto.

      Excluir
    2. O Cascão tinha perdido no futebol por escorregar na hora de chutar pro gol, depois perdeu em outra brincadeira que eu não lembro e aí perdeu numa corrida por pisar numa pedra. Aí ele decide comprar tênis (um bem vagabundo por causa do dinheiro) mas os tênis só pioram as coisas.

      Excluir
    3. Legal, não lembro dessa. Já vi uma parecida de ele pegar um sapato pra não pisar mais em prego, cacos de vidro, cigarro aceso no chão, etc. Essa foi de Cascão nº 115 de 1991.

      Excluir
  5. Que show de história! Saudades desse Chico Bento que inventava muitas para não ir à escola.

    ResponderExcluir
  6. Bruno,
    Está é uma das melhores histórias do astronaut que já li. Ela também saiu no Almanaque Turma do Astronauta 9 como história de abertura. Um clássico! Pena que cancelaram os almanaques do astronauta, pitaco e Horácio e papa capim é turma da mata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim ela é história muito clássica mesmo. Pena que hoje em dia seria impublicável.

      Excluir
  7. Ate as simples mentiras do chico a panini tirou.ERA GLOBO TEM Q VOLTAR E A MSP TEM Q ACORDAR.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite! Sou professora e preciso muito da Historia do Chico Bento
    " Homem não chora" digitalizada. É para uma atividade escolar. Está em uma dessas revistas:

    Almanaque do Cascão n° 45 - Panini maio de 2014

    Almanaque do Chico Bento n° 34 - Globo junho de 1996

    Chico Bento n° 26 - Globojaneiro de 1988

    Chico Bento n° 438 - Globo julho de 2004

    Coleção Um Tema Só n° 19 - Globo janeiro de 1998

    Se puderem me ajudar, favor entrar em contato pelo email: amcferreiracoelho@yahoo.com.br

    ResponderExcluir