sábado, 9 de dezembro de 2017

Papa-Capim: HQ "Fera indomável"


Mostro uma história em que o Papa-Capim teve que controlar um carro desgovernado na selva. Com 5 páginas no total, foi publicada em 'Chico Bento Nº 71' (Ed. Globo, 1989).

Capa de 'Chico Bento Nº 71' (Ed. Globo, 1989)

Papa-Capim se assusta com um barulho muito alto na selva e já deduz que era muito alto pra ser rugido de onça. Ele vai conferir e acaba encontrando um carro largado e fica assustado, querendo saber o que era aquilo.


O motor estava ligado e Papa-Capim pensa que é um animal diferente e que estava ronronando baixo e acha que deve ser manso. Então vai se aproximando com cuidado no carro, acha a carapaça dura demais e sobe nele. Ao ver o banco, diz que as costas são macias e se pergunta se é uma boa montaria. Ele encosta no volante e a buzina toca e se assusta. 


Papa-Capim pensa que o animal estava querendo atacar de surpresa e então taca a sua lança no volante para reagir e acaba a ponta da lança batendo com força no acelerador e faz o carro andar acelerado descontroladamente pela selva. Papa-Capim fica desesperado falando para o carro parar enquanto vai andando com velocidade alta pela floresta, atravessando pedras, até que encontra uma árvore e quando está prestes a bater nela, Papa-Capim toca o volante com os pés com intenção de pedir pra parar e aí consegue fazer a curva e desviar da árvore.


Após isso o carro vai em direção a um precipício e Papa-Capim fica mais desesperado pensando que ia morrer.Quando está prestes a cair no precipício, o pé do Papa-Capim bate no freio sem querer e consegue parar o jipe. Ele fica aliviado, mas estranha o carro ficar quieto e acha melhor ir embora antes que volte a atacar.

Nessa hora, aparece o homem dono do carro e diz ao Papa-Capim que foi só sair um pouco para fazer xixi e o carro sumiu. O homem fica aliviado que não aconteceu nada com o carro e papa-capim pergunta se o bicho maluco é dele. O homem diz que aquilo é uma máquina para servir o homem e chama o Papa-Capim pra dar uma volta e levá-lo até a sua aldeia e mostra como funciona o carro. Era só dar a partida que ele roda suavemente. No final, enquanto andam pela selva, Papa-Capim diz que o homem é papudo, que agora era fácil por ele ter domado o animal antes.


História legal mostrando as diferenças de costume entre os índios e os homens da cidade. Ele nunca tinha visto um carro e pensava que era um animal novo na selva, causando muita confusão com o carro desgovernado. Interessante ver a comparação do carro a um animal pensando que a lataria do carro era uma pele dura de animal, os bancos como as costas macias do animal, etc. 

Era comum histórias do Papa-Capim descobrindo da maneira dele as coisas dos "caraíbas", sendo tudo novidade para ele, além de também ele ensinar a cultura indígena para os "caraíbas". Foi praticamente um monólogo com Papa-Capim por ele não contracenar com ninguém a maior parte da história, por isso ele precisando falar sozinho. Completamente incorreta pelo perigo de uma criança mexer sozinha com carro desgovernado, podendo até morrer.


Os traços muito bons, da fase consagrada da Turma da Mônica, cheios de movimentos e desenhos da selva bem caprichados. Dessa vez o nariz do Papa-Capim foi desenhado como acento circunflexo, sendo que na época ainda não era padronizado e às vezes aparecia com nariz tipo letra "c". Atualmente é padrão como acento circunflexo.

26 comentários:

  1. Sensacional HQ do Papa..não lembro de já ter lido antes :o valeu marcos!! :D

    ResponderExcluir
  2. Marcos, que coincidência: comprei esse gibi anteontem no sebo. Acabei de ler essa historinha. Realmente, é muito boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coincidência mesmo rs. Esse gibi todo é bem legal, fez uma ótima compra.

      Excluir
  3. Olá, vejo que você tem muitos gibis da turma da Mônica, gostaria de contribuir com o nosso acervo de gibis digitalizados? Segue a lista dos que já temos (+ de 2000):http://guiaturmadamonica.atspace.tv/Estoque2.pdf

    Site onde pode baixá-los gratuitamente: http://guiaturmadamonica.atspace.tv/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem bastante coisa boa aí. É que eu não costumo digitalizar gibis inteiros, só as partes para as postagens. Mas se eu ver algum aqui que vc não tenha eu mando.

      Excluir
  4. Olá, estou procurando um gibi antigo dos anos 2000 e pouco, perdi a capa do gibi e algumas folhas do começo, e perdi também outras folhas do final. Nesse gibi tem uma historinha que se chama ''Mônica em Como era careca a minha boneca''. Eu gostava bastante, mas perdi a metade da história! Queria saber qual o número da HQ.. é da editora globo, pela época do lançamento. Quem souber e puder ajudar, agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu vi essa é de 'Parque da Mônica Nº 132', de 2003. Aí procure esse gibi.

      Excluir
  5. Essa mesma! Muito obrigado! Também estou atrás de outro gibi, este tem a história ''O bichinho dentro do ovinho'' em que Mônica ganha um tamagoshi. Se puder ajudar!

    ResponderExcluir
  6. Mas hoje em dia os índios estão "globalizados",sabem o que é carro,tem telefone,TV,Internet,embora morando em aldeias e(felizmente)mantendo a cultura e os costumes indígenas!Nada mais é surpresa para eles!
    Li uma HQ do Chico Bento estranhando um helicóptero ao vê-lo pela primeira vez,chamando-o de "alicópro"e o Zé Lelé mencionando-o como um "mosquitão"!Mas o povo da roça também conhece tudo,só os mais velhos que devem estar parados no tempo.

    ResponderExcluir
  7. É chato apontar incoerências,mas ele acelerou um carro de marcha manual,aparentemente em ponto morto e presumivelmente no freio-de-mão?E depois freou,deixando o carro paradinho num declive sem puxar o mesmo freio-de-mão?
    O roteirista e desenhista pareciam nunca ter dirigido na vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom daquela época era justamente isso. As coisas não precisavam fazer muito sentido ou ter tsnta coerência nos quadrinhos. Simplesmente aconteciam e pronto. Hoje uma das coisas que deixa a turma da Mônica chata é isso de tudo precisar ter uma explicação lógica. Bons tempos em que quadrinhos serviam principalmente para divertir!

      Excluir
    2. Assim que era bom não ter coerência com a realidade, sem ficar explicando tudo. Era bem mais engraçado. Nessa do carro não precisaria mesmo a coerência, só se divertir com os apuros do Papa-Capim no carro.

      Excluir
  8. Amigo tenho mais uma que procuro há anos, não lembro o nome da historinha nem o gibi, acho que é uma revistinha da Magali. Na história ela vai pra uma festa de aniversário e acaba tomando uma poção e encolhendo, daí ela fica na mesa junto com os docinhos. Uma menina pega ela achando que é doce e ela dá uma mordida no dedo da menina. Só isso que me lembro... li uma vez na casa de uma amiga, há uns 10 anos atrás ou mais... se puder ajudar... agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. edit: Na verdade não me lembro agora se era poção ou se era uma fada que a transformava em pequena, acho que era uma fada pra ela poder entrar na festa por que não foi convidada... não lembro bem!

      Excluir
    2. Essa história é de 'magali Nº 172', de 1996. Não lembro muito o que fez tornar pequena, acho que foi uma invenção. Vou pesquisar e depois informo.

      Excluir
    3. Acabei de achar esse site que tem a capa do gibi e o nome da história http://www.getback.com.br/Monica/Magali%20Globo/171-180.htm

      Acho que é ''Enfeite de bolo''

      Excluir
  9. Marcos, adorei seu site! Hoje eu tenho 25 anos, mas cresci lendo as histórinhas da turma da Mônica, e posso afirmar com propriedade que o trabalho realizado pelo Maurício de Souza é incrível, e sem precedentes e muito menos subsequentes! Tenho uma memória estranha, e até hoje lembro de fundamentos de física e de conhecimentos básicos que eram transmitidos pelas histórias, através de uma narrativa informal (lembro do papel do Franjinha nessas explicações)... E é atrás de uma dessas histórias que eu estou atrás! Tem uma história em que no começo a Magali observa o Mingau desviar de um vaso de planta que vai cair na cabeça dele, aí ela fica encucada e o Franjinha começa a explicar como os corpos produzem um campo eletromagnético e o que os gatos fazem é conseguir interpretar esses campos e assim "prever o futuro"... Tem conhecimento dessa HQ? Se tiver, eu adoraria acha-la! Inclusive tenho algumas centenas de gibis da época de 1995 pra frente, se lhe aprazer posso tentar escanear e te mandar para futuros posts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por entrar no blog, que bom que gostou. Sobre essa história eu não conheço ou pelo menos não lembro dela agora. Se eu encontrar te aviso ou quem sabe alguém que vê te informa.

      Excluir
  10. MARCOS,quando finalmente resolvem desenhar direito:
    https://www.facebook.com/Seo.Cebola/posts/1654186007937519

    ResponderExcluir
  11. gente, tem uma historinha da Magali q é meio q uma paródia da Maria Antonieta e ela fica falando "se não tem pão, que comam brioche" e eu não consigo achar de qual gibi é alguém sabe???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa história se chama "Alguém do passado" e é de Magali Nº 90, de 1992.

      Excluir
    2. Ricardo, Visita o canal "Maria Cláudia" Lá tem essa HQ.

      Excluir