domingo, 4 de fevereiro de 2018

Cascão: HQ "A Supersede"

Mostro uma história de quando o Capitão Feio usou a Magali para acabar com toda a água do planeta Terra. Com 13 páginas no total, foi publicada em 'Cascão Nº 89' (Ed. Globo, 1990).

Capa de 'Cascão Nº 89' (Ed. Globo, 1990)

Começa com o Cascão caminhando na rua quando encontra o Cebolinha e o cumprimenta. Mônica aparece e cumprimenta o Cascão com a outra mão e logo em seguida Xaveco e Franjinha seguram os seus pés, sem Mônica e Cebolinha soltarem as mãos. Eles falam que era um dia especial para eles cumprimentarem desse jeito e levam o Cascão até à beira do rio.


A turma joga o Cascão no rio cheio d'água, mas quando ele cai o rio seca de repente. Foi por causa da Magali que bebeu toda água de uma vez só com um canudo gigante. Cascão sai do rio e beija a Magali por ter salvo do banho e a turma quer satisfação dela do motivo de beber tanta água, já que ela era comilona mas não beberrona e que estragou o plano infalível de dar banho no Cascão. Magali diz que não sabe, que de repente deu uma grande sede e que não pôde controlar.


Os meninos vão embora depois do plano fracassado e Cascão sai também falando que eles são traidores e quer ficar longe deles até acabarem com mania de darem banho nele e fica só Mônica e Magali, que pede desculpas por ter estragado plano contra o Cascão. Então, aparece um carteiro misterioso entregando uma encomenda de salgadinhos. Depois de assinar a encomenda, Magali comenta para a Mônica que é a segunda vez que ela recebe salgadinhos naquele dia e que deve ser de um admirador secreto e imagina ser do fofo do Quinzinho da padaria, e come todos os salgadinhos do pacote de uma só vez, sem se importar se Mônica está servida ou não.


Assim que acaba de comer, Magali fica uma sede incontrolável, maior do que a outra vez. Então, ela passa a correr pelo bairro do limoeiro atrás de água. Primeiro ela toma toda a água da fonte da praça, a água da piscina de um clube, deixando ocara cair de cabeça com a piscina seca ao dar o mergulho.de trampolim. E, pra finalizar, Magali bebe todo o reservatório da cidade, quando fica saciada, deixando assim todo o bairro sem água, inclusive Cebolinha saindo só de toalha pela rua, vasculhando as torneiras para ver se dava para tirar o sabão do corpo, já que faltou água bem na hora do banho dele.


Cascão aparece todo contente que estava sem água no bairro e comenta que agora eles não dão banho nele mesmo. Mônica fala que foi culpa da sede exagerada da Magali e logo em seguida lembra assustada dos salgadinhos misteriosos que ela comeu e que devem está dando essa grande sede. Mônica deduz que alguém quer que Magali beba muita água e nada não comer mais nenhum salgadinho. nessa hora, aparece o Capitão Feio perguntando se ela vai resistir.


Capitão Feio diz que foi ele quem enviou os salgadinhos para a Magali e o carteiro era o um dos seus monstrinhos de sujeira disfarçado. Ele conta também que os salgadinhos forma desenvolvidos em seu laboratório om intenção de dar uma sede danada em quem come e que na Magali potencializa mais esse efeito por ela ser gulosa demais. Magali diz que não gostou da brincadeira e que não vai comer mais nenhum salgadinho, apesar de serem gostosos e diferentes. 


Capitão Feio diz que os salgadinhos foram só para testar e que ele preparou uns torresmos com um alto teor se sódio, que vai dar uma sede insaciável em qualquer pessoa e se a Magali comer não vai sossegar enquanto não beber toda a água do mundo, imaginando ela bebendo de canudinho toda a água do mar e rios inteiros, até que o planeta todo fique sujinho, com ele reinando como Rei Feio I e Único e todos vão ser escravos deles ou não terão o mínimo de água para sobrevivência.


A turma acha o plano diabólico e sabem que é capaz da Magali beber tudo mesmo e Capitão Feio comenta com Cascão que vai ficar tudo do jeito que eles gostam, com banho e limpeza nunca mais. Magali diz que não vai comer nenhum torresminho e Capitão Feio faz tentação para Magali falando que além de concentrados são gostosos e ela não vai resistir, segurando um torresminho na mão, fazendo questão de ela sentir o cheiro.


Magali corre pra comer um torresminho quando Mônica lança o Sansão e faz o saco cair na lama. Capitão Feio fica uma fera, mas ainda sobrou um torresminho com ele que já era o suficiente para Magali ter a sede insaciável e amarra Mônica e Cebolinha em um raio de sujeira dele para eles não atrapalharem o plano. Capitão Feio lança o torresminho no ar para Magali comer e fazer a grande conquista da Terra para ele, quando Cascão se intromete e come o torresminho no lugar da Magali.

Capitão Feio fica muito brabo, chama o Cascão de idiota e quer saber por que ele fez isso. Cascão diz que os amigos deles não podiam viver nesse mundo seco que ele queria. Capitão Feio diz que são os mesmos amigos que quiseram dar banho nele e comenta que desiste de entender os humanos estúpidos e volta para o esgoto para planejar um novo estudo para atacar de novo. 


No final, a turma fica contente com a atitude do Cascão de salvar todos e diz que não vai mais dar banho nele, pelo menos enquanto não parecer uma nova oportunidade, e falam para o Cascão pedir qualquer coisa a eles. Nessa hora, o torresminho faz efeito e dá sede no Cascão e ele toma água de um canudo longe do balde para não se molhar, com Mônica falando que a sede dele não é grande como da Magali, mas que para ele é um desastre.


Uma história sensacional mostrando as vilanias do Capitão Feio pra se tornar o mundo imundo para ele reinar. Ele era bem perverso nos seus planos, fazia de tudo para sujar o planeta todo, mas sempre se dava mal por causa da turminha. Além de um enredo de aventura excelente, ainda traz mensagem de não ser egoísta com quem gosta, mesmo tendo vacilado com você. É que nela Cascão fica com dilema se quer viver em um mundo sujo ou ajudar a turminha,  mesmo magoado por eles tentado dar banho nele antes, mas a amizade bate mais alto e aí Cascão ajuda seus amigos contra o Capitão Feio. 


Interessante que primeiro a história começa com um plano infalível do Cascão, mas que foi importante para o desenrolar da história. Muito bom ver os absurdos da Magali bebendo toda a água do rio de canudinho em menos de um segundo e até as correrias dela de beber tudo que vê pela frente, inclusive a represa da cidade. Engraçada também a parte da imaginação da Magali bebendo a água do mar de canudinho. Haja sede! Gostava também de histórias da turma fazendo plano infalível contra o Cascão, eram bem boladas também.

Torna-se uma história diferente, pois não era muito comum o Capitão Feio envolver a Magali nos seus planos. Foram poucas histórias exclusivas assim com Capitão Feio e Magali, principalmente publicadas em gibis dela. Mais comum era ter histórias dele com Cascão e Mônica. Essa podia ter saído tranquilamente em um gibi da Magali, mas como foi Cascão quem salvou a turma do plano do Capitão Feio, aí pelo visto preferiram publicar em gibi dele.


Os traços maravilhosos da fase consagrados, perfeito esses desenhos. Hoje em dia não fazem mais histórias de aventuras assim  e nem com esses absurdos da fome exagerada da Magali a ponto de beber toda a água de rio, piscina e represa, na verdade histórias de comida com ela são pouco exploradas atualmente. Tem certas palavras nessa história que são proibidas atualmente e são alteradas em republicações nos almanaques, como "Droga!", "diabólico", além do Capitão Feio chamar o Cascão de "idiota" e os humanos de "estúpidos".  


Detalhe do Quinzinho não ser ainda namorado oficial da Magali na época, por isso ela se referiu a ele como um admirador secreto, como o fofo da padaria, porque ele era mais uma paquera dela, e tiveram só algumas histórias com eles juntos desde 1989 até então.

24 comentários:

  1. Boa historia e uma excelente capa, acho q a editora globo foi a que deixou mais saudades aos leitores mais antigos da turminha,e eu acho q foi a melhor dentre as 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Globo teve a consolidação das características dos personagens, os traços também ficaram fixos, aí fica maior a lembrança. Mas a Editora Abril foi muito boa também

      Excluir
  2. Muito DEZ essa hq..nos traços então! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Esses traços eram perfeitos.

      Excluir
    2. Traços maravilhosos mesmo. Eu particularmente amava quando as histórias eram desenhadas assim. É possível identificar o artista que finalizava os desenhos?

      Excluir
    3. Difícil saber, nem tenho ideia nesses traços

      Excluir
  3. Ótima história! Realmente poderia ter sido publicada em um gibi da Magali que daria certo! Falando nisso ao ver a piscina me lembrei de uma história da Magali que li nos anos 90 em que por algum motivo ela precisou devorar uma piscina inteira de gelatina se não me engano. Você recorda o título dessa história?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa mesmo. Dava tanto pra cascão ou Magali essa história. Já essa história da piscina de gelatina não lembro.

      Excluir
    2. A história da piscina de gelatina se chama "Meninas na piscina", de Magali n° 171.
      Inclusive, tem ela nesse link:
      https://youtu.be/3IO-u15v7fA

      Excluir
    3. Valeu Breno, lembrei dela agora. É bacana essa.

      Excluir
  4. Parece que foi republicada sim no Almanaque Temático Nº 35. Só que provavelmente com alterações. Eu não tenho esse Temático. Pelo visto foi publicada no gibi do Cascão por isso do plano infalível contra ele e por ele ter salvo a turma no final. Mas se saisse em gibi da Magali também não faria diferença. Eu adorava as historias de plano pra dar banho no Cascão.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro essa historia e os traços dela então,são perfeitos. Ótima publicação. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Traços lindos, nunca deviam ter mudado. História muito boa também. Abraço

      Excluir
  6. Que enredo espetacular!
    Como a Magali consegue beber a água de um rio e de uma piscina e a barriga crescer só um pouquinho? Adoro esses absurdos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses absurdos que eram bacana nos gibis. Muito boa.

      Excluir
    2. E, prosseguindo com os absurdos: O "raio envolvente" do Capitão Feio, usado por ele como corda para amarrar a Mônica e o Cebolinha, desapareceu sem mais nem menos e os libertou (logo após o vilão se retirar de volta para o esgoto); e, bem antes disso, quando o Capitão apareceu e revelou seu plano para a Turminha, o sabão já tinha saído todo sozinho do corpo do Cebolinha! Mas, francamente... Se a Magali comesse os torresminhos do Capitão Feio e tivesse tanta sede a ponto de beber toda a água do mundo, inclusive dos mares, ela logo morreria de sede por ingerir tanto sal; isso porque 97% da água de todo o planeta é salgada, e beber água salgada para matar a sede é muito pior do que não beber nada!

      Excluir
    3. Coisas de histórias em quadrinhos, muito bom.

      Excluir
  7. Essa história poderia ter saído num gibi da Magali também, sobretudo, porque, se o plano do Capitão Feio desse certo e, com a "ajuda" dela, acabasse com toda a água do planeta, em pouco tempo ela mesma é quem mais sofreria... E seria a primeira pessoa do mundo a morrer, na lógica da realidade, uma vez que todos os alimentos têm água e nada poderia ser produzido sem ela. Sem água, sem comida... Simples assim!

    ResponderExcluir
  8. dá para fazer um paralelo da turma da Mônica com super heróis, pois eles parecem que tem poderes, mas só na Mônica é que fica explicito. kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk. pois é, na situação de perigo eles são fortes. Tipo se a Mônica quer bater no Cascão, mas está prestes a chover, pra ele escapar da chuva é capaz do Cascão bater nela pra não tomar banho.

      Excluir
  9. Eu queria reler as histórias do "Alien - O Pregador", que envolve o Cascão e quando o Cascão é adotado por um monstro de lama.

    ResponderExcluir
  10. O cebolinha passou o resto da história só de toalha , impublicavel por ter pessoas só de toalha fora de casa .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem implicar com isso embora se fosse pelado, seria pior.

      Excluir