domingo, 1 de abril de 2018

Cebolinha: HQ "Mentira cabeluda"

Dia primeiro de abril é o Dia da Mentira. Então, mostro uma história em que o Cebolinha não disse que só tinha 5 fios de cabelo para uma menina que estava paquerando e ele tinha que ver como consertar essa mentira. Com 10 páginas, foi história de abertura de 'Cebolinha Nº 40' (Ed. Globo, 1990).

Capa de 'Cebolinha Nº 40' (Ed. Globo, 1990)

Nela, a mãe do Cebolinha estava terminando de limpar a cozinha e pede para o Cebolinha guardar os artigos de limpeza na garagem. Cebolinha carrega tudo de uma vez só e tropeça em uma bola que estava no quintal, levando um tombo e a vassoura quebra ficando só o esfregão dela na cabeça, parecendo que ele tinha cabelo e fica brabo perguntando quem deixou uma bola no meio do caminho.


Surge uma menina no lado de fora do muro e diz para o Cebolinha que é a nova vizinha e pede para pegar a bola que havia caído no quintal. Ela era muito bonita e Cebolinha se apaixona por ela. Ele pega a bola e diz que pode deixar cair a bola lá quando quiser. Ela acha o Cebolinha simpático, diz que se chama Pati e pergunta o nome dele. Pati acha o nome fofinho que combina com ele e pergunta se ele pode mostrar o bairro para ela por não conhecer direito. Cebolinha diz que é um prazer e eles combinam de se encontrarem de tarde.


Cebolinha voa apaixonado e encontra o Cascão no caminho. Diz que conheceu a nova vizinha  e ela o achou uma fofura, quer que mostre o bairro para ela e se gaba falando que é duro ser bonito, inteligente, charmoso que as meninas não resistem. Cascão pergunta para onde vai com um esfregão na cabeça e Cebolinha diz que não tinha visto quando levou o tombo. Logo em seguida, lembra que tinha conversado com a Pati com o esfregão na cabeça e pensa que ela vai achar horrível de vê-lo só com 5 fios de cabelo.


Cascão sugere que ele use um chapéu, mas Cebolinha diz que não porque o charme é a cabeleira. Cascão diz que nunca teve e Cebolinha fala que vai ter. Ele pega seu cofrinho e vai junto com Cascão a uma clínica de implante de cabelos. A atendente pede para escolher um tipo de cabelo, ele escolhe e, quando vai pagar, entrega o cofrinho com moedas. A atendente diz que com o dinheiro que tinha dava para implantar exatamente um fio de cabelo, deixando Cebolinha arrasado e entende porque tem tantos carecas no mundo.


Eles procuram ajuda do Franjinha, que diz que havia criado um supertônico capilar que faz nascer cabelo até em pedra. Franjinha testa colocando uma gota na pedra e ela fica cabeluda. Quando vai pôr o tônico no cabelo do Cebolinha, a pedra volta a ficar careca e mais lisa do que era antes. Cebolinha desiste para não perder os 5 fios que ele tem.


Cebolinha diz que o jeito vai ter que desmarcar o passeio com a Pati. Cascão diz para ir assim mesmo. Cebolinha responde que que ela vai achar feio e ridículo e Cascão consola dizendo que com o tempo se acostuma. Cebolinha decide que não vai e Cascão tem a ideia de ele usar o esfregão de novo. Cebolinha adora a ideia e põe o esfregão no cabelo. Cascão pergunta se quando a Pati descobrir a mentira e Cebolinha responde que até lá já vão estar casados.


Cebolinha se encontra com a Pati e Cascão se apresenta como é amigo dele e diz que o cabelo é natural. Pati não entende nada e Cebolinha trata de sair logo antes que Cascão estrague tudo. No caminho, Pati comenta que ele mudou o penteado do cabelo e ele diz que o cabelo é fácil de arrumar e que vai mostrar para ela o campinho, a lanchonete. Não tem tempo de terminar o que estava falando porque bate uma ventania na hora e acaba voando longe o esfregão, ficando á mostra os 5 fios de cabelo.


Pati se surpreende, achando que o vento arrancou o cabelo dele e só sobrou 5 fios. Ela encontra no chão para ver se dar para colar. Quando pega ver que é um esfregão. Cebolinha fica arrasado e conta toda a verdade que queria que ela o achasse bonito e que pensasse que era cabeludo e  agora que sabe que tem 5 fios poderia rir dele. Pati diz que não ia rir, que achou uma gracinha o que ele fez por ela e ficou mais bonito assim com 5 fios e sabe por que se chama Cebolinha. Os dois passam a namorar e Cebolinha fica vermelho de tanta vergonha e Cascão comenta que ele devia se chamar "Tomatinho", terminando assim.


Uma história muito legal com o Cebolinha mentindo para sua nova vizinha que é cabeludo só para não ser motivo de piada dela e não perder a chance de namorar. Ele pensava que ao vê-lo só com 5 fios de cabelo a Pati não ia gostar. Acabou sendo o contrário e ela achou, inclusive, melhor sem ser cabeludo. A história além de ser engraçada, tem as lições de mostrar que mentir não compensa porque acabam descobrindo depois e para não se preocupar com a cabeça dos outros, com o que os outros vão pensar por aparência ou jeito de ser e com algo que nem aconteceu. No caso, O Cebolinha tinha que aceitar que ele tem 5 fios e não se importar com que a Pati e os outros pensem disso.


Engraçado ver o Cebolinha com a suas tentativas de ter cabelo a todo custo como fazer implante com as moedas do cofrinho, usar fórmula milagrosa do Franjinha, tudo sem sucesso. As tiradas do Cascão também foram legais como dizer que a Pati ia achar que foi a queda de cabelo mais rápida da história ao ver Cebolinha sem cabelo e na parte quando ele se apresentou à Pati que o cabelo dele é natural, querendo dar um toque à Pati e estragar o plano do Cebolinha.  Interessante ver o Rolo no catálogo de cabelos de implante, pena que não mostrou qual cabelo o Cebolinha escolheu para fazer implante, fica na imaginação dos leitores.

Os traços bem caprichados com direito a olhos só com risco, deixando os personagens mais fofinhos. Adorava quando os personagens só apareciam em alguns quadrinhos só com as sobrancelhas nos olhos, sem deixar com fundo branco, com a finalidade expressar sentimento com intensidade. Traços só com riscos no olho demonstrava que estavam emocionados ou bem tristes. Impublicável hoje em dia por se tratar de mentira e ainda o Cebolinha ter se dado bem no final apesar da mentira. E teve uns erros interessantes do Cascão chamar Franjinha de "Franjinho" (6ª página da história, página 8 do gibi) e o Cebolinha falar certo "Franjinha" na página seguinte e ao falar com o Cascão que depois eles conversam (9ª página da história, página 11 do gibi). Eu gostava de erros assim.


A Pati só apareceu nessa história. Poderia até ter continuado como ela sendo namorada oficial do Cebolinha ou apenas como uma vizinha do Cebolinha e contracenar com a turma como mais uma opção de menina, mas acabou sendo mais figurante como tantos outros. Em cada história desse tipo dos meninos se apaixonarem aparecia uma menina diferente.  A Pati lembra a Carminha Fru Fru, que estrearia apenas em 'Magali Nº 93', de 1993, na história "Modelo e Manequim". A princípio como uma menina rica metida e que também passou como uma menina bonita fixa para os meninos se apaixonarem. A Pati então era o posto da personalidade da Carminha.

16 comentários:

  1. Muito DEZ essa HQ, com desenhos bonitos dos anos 90 e nunca tinha lido, é sério não é mentira, rsrsrs..vlw Marcos! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs. Traços assim eram muito bons e a história show também, gostava das histórias envolvendo cabelo do Cebolinha.

      Excluir
  2. Será que o letrista ficou perplexo com essa história e acreditou que o esfregão na cabeça do Cebolinha era cabelo, mesmo? KKKKKKKKKKKKK! Assim, ele cometeu três erros básicos:
    1 - Na fala do Cascão no penúltimo quadrinho da sexta página, ao ir com o Cebolinha pedir ajuda ao Franjinha: "Sei de alguém que pode te ajudar... O 'Franjinho'!";
    2 - O Cebolinha falou certo no primeiro quadrinho da página seguinte, já no laboratório do Franjinha: "... E o caso é esse, Franjinha!";
    3 - O Cebolinha falou certo de novo, no quarto quadrinho da nona página, ao se encontrar novamente com a Pati e o Cascão se apresentar a ela por tabela: "Vamos indo, Pati! Depois a gente conversa!".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, é mesmo! Nunca tinha reparado nesses erros do letrista, até por estar tão entretido com a história. "Franjinho" foi bem primário. Eu gostava quando aparecia esse erro. Difícil republicarem essa história, mas caso republicarem com certeza alterariam esses erros.

      Excluir
  3. Qual teria sido o desfecho dessa história se a Mônica entrasse nela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe a Mônica ficaria com ciúme da Pati. Até gostei da Mônica não aparecer dessa vez, para variar um pouco.

      Excluir
    2. Sendo essa história puramente romântica, mesmo com mentira no meio... Se a Mônica aparecesse, ao ver o Cebolinha dando bola pra uma menina de fora da Turminha, iria bater um ciúme, ela tentaria disfarçar, mas no fim entregaria a nossa eterna suspeita! Por outro lado, o Cebolinha podia ter aprontado mais uma daquelas com a Mônica e ela aparecer logo nessa história, cheia de raiva, pra acertar as contas, atrapalhando o namoro dele... E dando margem pra outra mentira a fim de contornar a situação!

      Excluir
  4. Excelente Hq, histórias sobre mentiras sumiram da turma, até nas HQs de planos infalíveis essas mentirinhas sumiram. E falando em planos infalíveis os de hoje são muito bobinhos, os de antes eram mais elaborados, é o último com uma ótima história foi até na própria Panini o da "boneca falante", é a turma está piorando cada vez mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, mentira não tem mais nos gibis. Pelo visto é por isso que essa não teve uma nova republicação na Panini, ainda mais que o Cebolinha se deu bem apesar de ter mentido. Tá tudo muito bobo hoje em dia nas histórias. Sem dúvida nas histórias de planos infalíveis eles eram bem mais perversos com a Mônica.

      Excluir
  5. Ótima história, Marcos. Simples mas ao mesmo tempo interessante. Saudades da fase Globo. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As simples eram melhores, sem dúvida. A fase Globo era muito boa, pena que mudaram tanto.

      Excluir
  6. Eu adoro quando o Cascão fica com medo dos planos do Cebolinha. Só perde mesmo para o medo da Água ou de apanhar de alguém. kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk. Era engraçado o Casção querer fugir dos planos, mas acabava participando assim mesmo, nem que fosse com chantagem ou ameaça do Cebolinha.

      Excluir
  7. Verdade, detalhes bem interessantes que a tornam muito divertida, principalmente a inocência do Cebolinha querer fazer implante como uma coisa simples. O visual da Pati foi inspirado na Xuxa com certeza, muitas meninas gostavam de penteado assim e costumavam colocar as meninas com esse visual nos gibis, inclusive a Denise quando não tinha traços definidos.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog, Marcos! Descobri este espaço há pouco tempo e fiquei muito satisfeito com o conteúdo aqui apresentado. Sou leitor das revistas da turma da Mônica desde 1986, sendo que comprei as revistas até 1996, quando eu as deixei por anos guardadas até 2016, quando decidi compartilhar essas revistas com meu filho e voltei a comprar novamente. Inclusive, tenho essa revista do Cebolinha de 1990, que comprei nova na época e está em muito bom estado. O bom é que agora posso incentivar a nova geração com estas leituras super divertidas.
    Vejo você fazendo algumas críticas as revistas da panini, acho válidas, mas uma das coisas que mais estranhei depois de muitos anos sem comprar quadrinhos, são as expressões exageradas dos personagens em várias histórias, hoje em dia. As feições ficam na maioria das vezes horríveis, acho um tipo de arte que tira muito a originalidade do personagem e acho bem desnecessário. Força muito a barra. Que acha disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ricardo. Vc fez muito bem guardar os gibis, muitos jogam fora após parar de colecionar e acaba se arrependendo. E ainda mostra pro seu filho histórias de qualidade. Sobre os traços atuais são lamentáveis, algumas caretas são deprimentes, sem nada a ver com a cena. Sem dúvida os traços das antigas são bem melhores.

      Excluir